Papa Francisco – O único alimento que pediu na visita a Portugal
Papa Francisco esteve em Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude. A sua alimentação era muito à sua imagem: simples e sem qualquer excentricidade.
A morte do Papa Francisco está a provocar uma onda de comoção em todo o mundo. Muitos apontam-no como o melhor Pontífice de que têm memória. Há cerca de 18 meses, em agosto de 2023, Portugal recebeu as Jornadas Mundiais da Juventude.
A verdade é que a presença do Santo Padre no nosso país deixou também uma marca no que diz respeito aos seus hábitos alimentares. Assim, ao contrário do que se poderia imaginar, não pediu nenhum prato típico ou a pastelaria tradicional portuguesa. Mas fez um pedido… super simples!
Durante os cinco dias que passou em Lisboa, o Papa ficou alojado na Nunciatura Apostólica. Foi lá que expressou o seu único desejo alimentar: uma cesta de frutas frescas, com destaque para bananas e sumo de laranja natural.
O pequeno-almoço do Papa e o copo de vinho indispensável
Segundo uma fonte da organização citada pela NiT, o Papa “comia pouco” e fazia questão de evitar qualquer tipo de desperdício alimentar. Nada de menus gourmet ou grandes preparações: Francisco seguia uma alimentação regrada e equilibrada.
Uma das suas preferências mais curiosas era a marmelada. O Papa fazia questão de a ter ao pequeno-almoço, um hábito que vinha desde a juventude, na Argentina. Segundo relatos de colaboradores do Vaticano, Francisco acordava por volta das 4h30, rezava, meditava, celebrava missa e só depois tomava o pequeno-almoço, sempre simples e com marmelada incluída.
Outro detalhe curioso: Francisco não dispensava um copo de vinho às refeições. Durante a sua estadia em Lisboa, foi sempre servido vinho italiano, à exceção do voo de regresso a Roma, onde foi brindado com vinho português selecionado pelo chef Vítor Sobral, responsável pelo menu a bordo da TAP.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Redes sociais
Siga a Impala no Instagram