Programa da SIC alvo de queixas de racismo e xenofobia
O conteúdo contou com a participação da atriz Luana Piovani que vestia a pele de Juraci.
O programa da SIC Patrões Fora foi alvo de seis queixas de racismo e xenofobia na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na sequência de um episódio que foi para o ar em janeiro de 2021. O conteúdo contou com a participação da atriz Luana Piovani que vestia a pele de Juraci, uma cidadã brasileira que era amante de dois homens e que os enganava para lhes roubar dinheiro.
Para ler depois
Primeiras imagens de David Carreira e Carolina Carvalho com o filho
Carolina Carvalho e o pequeno Lucas foram visitar o papá ao estúdio de gravação e as imagens, fotos e vídeo, são enternecedoras (…continue a ler aqui)
ERC ilibiou SIC das acusações
Aquando da entrada do processo na ERC, os queixosos defenderam que “o episódio incluiu, discriminando, uma mulher brasileira que se traduz num estereótipo histórico enraizado na sociedade e que deve ser combatido. Isto é grave, porque perpetua desigualdades e preconceitos inaceitáveis que originam conflitos e formas de violência para com, neste caso, mulheres brasileiras, por parte quer de mulheres, quer de homens”.
No passado dia 1 de fevereiro, depois de mais de um ano do processo ter dado entrada, a ERC divulgou a sua deliberação. Apesar de considerar que “o humor não pode ser utilizado como estandarte à sombra do qual se façam ofensas que visem enxovalhar, desprestigiar, rebaixar ou humilhar determinado grupo de cidadãos ou indivíduos”, a ERC ilibiou a SIC das acusações de racismo e xenofobia.
“O programa não teve o intuito de ofender, denegrir ou discriminar as mulheres brasileiras ou o comportamento dos casais de meia-idade portugueses e os conteúdos não ultrapassam os limites à liberdade de programação”, deliberou o regulador.
Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: D.R.
Siga a Impala no Instagram