Paula Lobo Antunes Polícia avisou-a que estava a ser perseguida por um gangue
Paula Lobo Antunes revelou uma história dos tempos em que estudava e vivia em Londres, num “bairro muito perigoso”.
Paula Lobo Antunes nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas viveu e estudou em vários países – entre eles Inglaterra, Escócia, Brasil e Itália – até se fixar em Portugal. Foi durante a sua passagem por Londres, aos 22 anos, para frequentar um curso de Teatro, que a atriz, atualmente com 48, correu perigo. Na altura, morava com uma amiga “num bairro muito perigoso” e estudava a uma hora de distância de casa, recorda em entrevista à revista Luz. “Com o tempo, fui percebendo que aquilo era um bairro social. Nós éramos as únicas brancas. Era um bairro predominantemente árabe e nós não éramos bem-vindas”, lamenta.
“Só para entrar no nosso apartamento tinha para aí quatro chaves, uma delas era de íman, tipo prisão (risos). Assustador! Eles nem nas lojas nos serviam (risos). Não podia ir beber café, comprar leite! Depois, havia muita violência doméstica. Ouvia-se tudo! Ouvia crianças a chorar, mulheres a gritar, homens a bater nelas…”, lembra a artista, que diz que conseguia abstrair-se do que se estava a passar à sua volta por se sentir sempre “muito cansada” do curso, que começava às 08h00 e terminava às 20h00. Tão cansada que quase nem se deu conta de estar a ser perseguida. Um dia, foi avisada pelas autoridades.
“A polícia encostou o carro perto de mim. Pensei: ‘Ai, meu Deus! O que é que eu fiz?’ (risos). Disseram-me que eu não podia andar ali sozinha, que estava a ser seguida por um gangue! (risos). A minha felicidade de estar a fazer aquilo que eu gostava deu-me um bocado de inocência”, conta. Foi então que optou por deixar o apartamento nesse bairro e mudar-se para outro, bem mais perto do local onde estudava: “Houve sempre qualquer coisa que me salvou. Nesse momento, deixei de andar sozinha e passada uma semana encontrei um sítio perto da minha escola”.
Paula Lobo Antunes é uma das protagonistas de A Rainha da Beleza de Leenane, peça com encenação de Sandra Faleiro que estará em cena de quarta-feira a domingo, às 19h00, no Teatro da Trindade, em Lisboa, entre 15 de fevereiro e 31 de março.
Texto: ANA FILIPE SILVEIRA; Fotos: ARQUIVO IMPALA
Siga a Impala no Instagram