Paulo Battista perdeu filha à nascença: «Estive com ela ao colo»
Paulo Battista e a mulher, Susana, recordaram, em conversa com Júlia Pinheiro, o momento mais duro das suas vidas, quando perderam uma filha à nascença.
O famoso alfaiate Paulo Battista e a mulher, Susana, recordaram, em conversa com Júlia Pinheiro, o momento mais duro das suas vidas, quando perderam uma filha à nascença. A menina chamava-se Leonor. Paulo Battista e a mulher já eram pais de Rafael, o primeiro filho, quando o drama aconteceu, já numa fase avançada da gravidez. “Perdemos a Leonor, foi muito duro principalmente para a Susana que foi uma guerreira. Não foi nada fácil”, lamenta o alfaiate, no programa das tardes da SIC.
Susana explica a Júlia Pinheiro o que aconteceu. “Foi uma gravidez complicada, teve uns problemas iniciais que depois se descobriu que não eram nada. No fim, descobriu-se que a menina estava com uma embolia pulmonar. A opção dos médicos foi esperar um fim-de-semana. Quando chegou a segunda-feira para fazer a cesariana, a embolia já tinha destruído os órgãos”.
“Sente que foi negligência médica?”, pergunta Júlia Pinheiro. Susana responde: “Eu acho que não, não os quero acusar. Posso pensar que se tivessem feito a cesariana logo quando foi descoberto, poderia se ter salvo a menina. Mas para eles também era uma novidade, não são coisas que acontecem. Se calhar, procederam da maneira que acharam que era melhor proceder. Quero acreditar que seja assim”, diz, muito emocionada.
Paulo Battista recorda: «Já estava um bebé feito»
Também visivelmente emocionado, Paulo Battista acrescenta: “Foi duro, foi uma fase complicada, principalmente para a Susana. O parto foi horrível. Foi muito duro para ela, porque teve de ter um parto exatamente igual a todos os outros”. Quando o parto aconteceu já se sabia que a bebé estava sem vida. “Já estava um bebé feito”, explica Paulo. “Ela nasceu com 2,880 quilos”, acrescenta Susana. “Viram-na?”, pergunta, ainda, a apresentadora da SIC. “Eu estive com ela ao colo. Tinha de ser assim”, relata Susana.
Após esta perda, os dois enfrentaram uma fase difícil enquanto casal e chegaram a não querer ter mais filhos. Hoje são pais de três: Rafael, Miguel e Renata. “Houve uma fase em que a Susana falava sozinha e eu também.” O casal saiu mais forte e atualmente vivem muito apaixonados.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala
Siga a Impala no Instagram