Pedro Lima Filho fala sobre a morte do ator: “A única coisa que me chateou…”

“Eu sabia que ia ser um soco no estômago porque o meu pai não ia estar lá: a entrada no meu mestrado, o primeiro trabalho, a minha primeira casa, se e quando eventualmente me casasse, cada um dos meus filhos”, desabafou João Francisco Lima.

Pedro Lima Filho fala sobre a morte do ator:

O verão de 2020 ficou marcado por uma perda irreparável no mundo da representação: Pedro Lima foi encontrado sem vida, deixando família, amigos e admiradores em estado de choque. Quase cinco anos depois, o filho mais velho, João Francisco Lima, ‘abriu o coração’ no podcast ‘Aqui Entre Nós’, de Rita de Coelho Vieira, onde refletiu sobre a dor da perda e o processo de aceitação.

Depois de referir que o pai estava num “estado de depressão severa, pesada e difícil”, João revelou um dos aspetos que mais o marcou: a ausência de uma nota de despedida.

“A única coisa que me chateou e, vale o que vale, foi não haver uma nota de despedida. Parece um bocado ridículo, mas quase mais que a ação em si própria, foi o facto não ter dito nada sabendo que o ia fazer (…) eu acho que a maior parte das pessoas [que fica] que tem esse sentimento de frustração, vem de um lugar muito egoísta, é mesmo uma coisa de: ‘eu queria ter feito diferente e ‘tu não me deste a capacidade de fazer diferente’. Ninguém é responsável por nós, se queríamos ter feito diferente, tínhamos feito diferente”, contou.

Leia ainda: Filho de Pedro Lima celebra data especial com desabafo: “Desconheço o que é ser pai” 

“Eu sabia que ia ser um soco no estômago porque o meu pai não ia estar lá”

Apesar de não ter entrado em detalhes sobre o momento em que recebeu a trágica notícia, por respeito à família, o jovem explicou que precisou de apenas dois dias, “no máximo”, para ‘aceitar’ o que estava a aconteecer.

“Dei por mim a pensar em toda uma vida que eu tinha perspetivado e quais é que eram os pontos críticos em que eu sabia que ia ser um soco no estômago porque o meu pai não ia estar lá: a entrada no meu mestrado, o primeiro trabalho, a minha primeira casa, se e quando eventualmente me casasse, cada um dos meus filhos. Ou seja, tudo isso, tive de ir a esse momento, quase que o vivi à luz do momento presente e tive de aceitar que ia ser assim”, desabafou.

“(…) E quando chegarem esses momentos, que já chegaram alguns deles, não deixa de ser muito difícil, é muito difícil mas já não é a primeira vez. (…) O efeito de primeira vez é muito doloroso e quanto mais hábeis nós formos a chocarmos com essas primeiras vezes, fora da realidade em que elas efetivamente acontecem, melhor vai ser a nossa capacidade depois de lidar com as coisas quando elas efetivamente acontecem”, rematou.

O local onde Pedro Lima foi encontrado morto

Texto: Beatriz Soares; Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais. 

Impala Instagram


RELACIONADOS