Anna Westerlund confirma “violenta” depressão de Pedro Lima
A mulher de Pedro Lima, Anna Westerlund, confirmou o suicídio como a causa da morte do ator. Na primeira grande entrevista após a trágica partida do artista, a ceramista falou ainda da “violenta” depressão que o companheiro sofreu nos últimos tempos.
Pedro Lima morreu há um ano e a mulher, Anna Westerlund, cedeu a Manuel Luís Goucha a primeira entrevista esta terça-feira, 14 de setembro, no “Goucha”, após a trágica partida do ator. Numa conversa “em carne viva”, a ceramista confirmou que o artista cometeu suicídio devido a uma “violenta depressão”, um facto falado, mas não oficialmente dito, embora a causa de a morte ter sido o afogamento.
“Eu acho que ele morreu de suicídio, no sentido que ele estava doente”, confessou a célebre convidada. “Quando falamos da depressão e do suicídio dizemos que a pessoa se suicidou. Eu acho que as palavras têm muita força. Digo que o Pedro morreu de suicídio porque o suicídio é uma consequência de uma doença mental”, acrescentou a mulher de Pedro Lima. E continuou: “Acho que ninguém escolhe ficar deprimido (…) O Pedro tinha gavetas com demónios lá dentro, como todos temos, e criou-se a tempestade perfeita”.
A par da profunda depressão que assombrava Pedro Lima, o isolamento provocado pela pandemia da covid-19 piorou ainda mais o estado de alma do ator. “O isolamento que todos tivemos sujeitos mexeu muito com ele, entre outros episódios. Ele entrou numa depressão galopante, de uma forma violenta e rápida”, disse, caraterizando-o como um “homem feliz, mas com coisas complexas do passado, com inseguranças”.
No decorrer da conversa, Anna Westerlund revelou ainda que o rosto da TVI estava a ser acompanhada por um psicólogo, mas que o tratamento escolhido para o mesmo não estava a ter o efeito desejado. “O Pedro quando procurou ajuda sabia que não estava bem”, confessou. Porém, “acho que a medicação piorou o cenário”.
Anna Westerlund questionou Pedro Lima sobre pensamentos de suicídio
Antes da morte de Pedro Lima, a ceramista, que se apercebia do pesado estado de espírito do companheiro, confrontou-o sobre a possibilidade de este cometer o suicídio. “Eu e o Pedro falamos disso dias antes e eu perguntei-lhe se lhe passava pela cabeça. Ele respondeu-me, olhos nos olhos, que não. Eu acreditei. O Pedro não era um mentiroso. Mas a verdade é que o amor não salva tudo”, confidenciou em direto.
Pedro Lima e Anna Westerlund iam se casar no decorrer de 2021, no mesmo ano que o ator iria completar 50 anos. Sem conseguir realizar este desejo, a ceramista aproveitou as cerimónias fúnebres para lhe dedicar os seus votos de casamento. “Na cerimónia eu escrevi os meus votos de casamento e sinto que os li para ele. No dia a seguir eu fazia anos. Uma amiga minha de infância disse-me logo que me ia levar um bolo”. Apesar de não o querer receber, o bolo dizia ‘casamento’ em sueco. “Pode ser uma coincidência. Eu senti que o Pedro ouviu os meus votos e que a nossa ligação se mantinha”, rematou.
Durante a entrevista, Manuel Luís Goucha não conteve a emoção e ficou lavado em lágrimas. Pedro Lima foi encontrado morto na praia do Abano, em Cascais, no dia 20 de junho. Além da mulher, Anna Westerlund, o ator deixou cinco filhos: João Francisco, de 21 anos, Emma, de 15, Mia, de 12, Max, de nove, e Clara, de três.
Texto: Carolina Sousa
Siga a Impala no Instagram