Rita Salema recorda enfarte no momento em que soube da morte de Nicolau Breyner
Rita Salema esteve em entrevista onde se emocionou várias vezes, chegando mesmo às lágrimas.
Rita Salema, de 51 anos, foi a convidada do Alta Definição deste sábado, dia 17 de fevereiro. A atriz falou de vários episódios da vida pessoal e profissional, mas o ponto alto da conversa foi sobre a primeira filha de acolhimento. Com seis anos, a menina cabo-verdiana viajou para Portugal e conheceu Rita na casa dos primeiros pais de acolhimento, um casal idoso.
«Lá estava ela. Linda de morrer. Uma carapinha loira, uns olhos verdes, sentada. E eu diise-lhe: “Olha eu vou agora para o Algarve com a Francisca, que é penenina. Queres vir?” E só me lembro de ela dizer: “Sim, sim, já tenho a mala feita.” Porque ela tinha acabado de chegar. E pronto foi desde aí. E ficou um ano e tal comigo», revelou emocionada.
Durante o processo de acolhimento, Rita Salema refere que nem tudo foi fácil. «Ela começou a ficar muito agarrada a mim. Os primeiros tempos foram muito difíceis. Tinha sempre as duas [a menina e a filha Francisca] a dormir comigo, porque ela chorava todas as noites com saudades da mãe e do pai», contou.
ESPREITE TAMBÉM: Rita Salema sobre negócio: «As saudades ficam»
Mas o pior momento estava para chegar. Os pais da filha de acolhimento viajaram até Portugal para ver a filha e nunca mais voltaram a contactar a atriz.
«De repente devem ter tido um ataque de saudades ou o medo enorme de a perder. Telefonaram-me a dizer que os pais estavam cá para vê-la. Para estar com ela. E eu tive a certeza absoluta que não a ia ver mais. Portanto, fiz a mala dela, com os brinquedos e com tudo dela e disse-lhe: “Vais levar na mesma. pode ser que fiques com o pai e a mãe durante um fim de semana”», disse.
Foi o último dia em que teve contacto com a criança. «Deixei-a lá com a mala e até hoje», adiantou emocionada.
O príncipio de enfarte: «Fiquei lá internada»
Foi durante as gravações da novela A Impostora, na TVI, que Rita Salema sofreu um princípio de enfarte. Estava em casa com o irmão que acabou por lhe salvar a vida, visto que a atriz pensou não ser nada de grave.
«Foi no momento do Nico [morte do ator Nicolau Breyner]. Estava na Impostora. Senti-me pessimamente. Estava em casa, nem sequer estava a gravar. Comecei com arritmias e o braço preso. Graças a Deus o meu irmão estava e telefenou para aqueles SOS», contou a Daniel Oliveira.
A artista recorreu de imediato às urgências por aconselhamento da linha de saúde médica. «E fiquei lá internada», rematou sobre o assunto.
A «despedida estranha» do irmão
Aos 43 anos, Rita Salema sofreu um duro golpe com a morte repentina do irmão mais novo, Manuel. A atriz contou o momento em que falou com o irmão pela última vez e ficou lavada em lágrimas.
«Até na véspera de se ir embora telefonou a agradecer-me imensas coisas», disse. «Eu disse ao Manuel que achava uma coisa estranha. Foi uma despedida estranha, que eu dei muito pouca importância, porque estava a gravar».
A gravidez de Rita Salema «ajudou na separação»
Ao longo da vida, além das duas filhas adotivas, Rita Salema foi mãe de uma menina, fruto da sua relação com Almeno Gonçalves, de 58 anos. Francisca, de 25 anos, foi uma ajuda na altura da separação dos atores.
«Foi numa fase em que eu já me estava a separar. E de reprente fiquei grávida. Fiquei feliz. Eu acho que até me ajudou na separação. Fiquei grávida, era indiferente o que acontecesse», explicitou de sorriso no rosto.
Siga a Impala no Instagram