Leonor, ex-mulher de Rogério Samora: “Telefonava-me todos os dias”
Leonor, ex-mulher de Rogério Samora, esteve nas cerimónias fúnebres do ator, que morreu nesta quarta-feira, 15 de dezembro. Leonor Samora rompe o silêncio sobre a relação com o ator.
Rogério Samora morreu nesta quarta-feira, 15 de dezembro, aos 62 anos, cinco meses após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória que o deixou em coma. Além do primo, Carlos Samora, quem também sempre esteve ao lado do ator durante o período de internamento foi a ex-mulher, Leonor Samora, de 72 anos, com quem esteve casado durante 15. A antiga companheira marcou presença nas cerimónias fúnebres do ator, que decorreram nesta sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa. Sobre a recente e dolorosa partida do artista, Leonor confessou estar “muito em baixo”. “Para mim, isto foi um choque enorme, desde o início. Foi muito duro. Ainda estou muito abalada. Estou aqui com um comprimido, um Xanax”, admitiu.
Ex-mulher de Rogério Samora sempre teve “uma pequena esperança”
“Só fui uma vez ao hospital. Não consegui ir mais vezes. Ainda o vi todo ligado, com tubos, com tudo. Sinceramente, não estava à espera de que isto acontecesse. De maneira alguma. Embora os médicos me dissessem que o Rogério só tinha cá o corpo porque a alma dele já não estava connosco, sempre tive uma pequena esperança. Agora, ele está num sítio muito bom. Se não quiser voltar, é impossível. E foi assim”, contou. “Estava sempre a pensar que ele ia acordar. Foi transferido dos Cuidados Continuados para o Amadora-Sintra e… Aqueles balanços, o tirar das macas… Eram movimentos que o poderiam ter acordado. Mas não. Apertava-lhe a mão e dizia para que me apertasse a mão se estivesse a ouvir-me. E nada.”
“Telefonava-me todos os dias e eu a ele”
Rogério Samora e Leonor casaram-se aos 19 anos. Divorciaram-se passada mais de uma década, mas a ligação perdurou. “Sempre fomos muito amigos. Saímos. Íamos jantar fora. Telefonava-me todos os dias e eu a ele. Separámo-nos, mas sempre fomos amigos. Às vezes, ia passar dias à casa dele”, recorda. E, sobre o matrimónio, a Leonor não mentiu. “Foi muito bom.” O antigo amor do ator, que deu vida a Cajó na novela Amor Amor, da SIC, revelou ainda que trocavam conselhos. “Tudo o que ia fazer ou queria fazer, perguntava-me sobre o que eu achava – ‘Achas que faça?’. E eu dizia Faz, que vai tudo correr bem. E foi assim. Quando as pessoas que dizem o contrário, mentem”, assegurou.
Foram poucas as vezes em que Rogério Samora se referiu à ex-mulher. Quando deu uma entrevista a Daniel Oliveira para o programa Alta Definição, que a SIC repetiu nesta quinta-feira, mencionou ter estado casado com uma mulher que o “amava”. Pouco mais disse. Numa outra ocasião, explicou que Leonor o “apanhou” numa fase em que “não estava ainda preparado para ser homem”. Questionada sobre os restantes elementos da família de Rogério Samora – o irmão, desaparecido, e o pai, que sofre de Alzheimer –, a ex-mulher é implacável. “A família dele sempre foi muito complicada. O irmão não nos diz nada. Estou farta de ligar para ele. Não conseguimos falar. Sei que está vivo e que está bem”, refere.
Texto: Carolina Sousa e Ana Filipe Silveira;
Fotos: D. R.
Siga a Impala no Instagram