«Portugal é racista», a polémica declaração de apresentador da RTP

Um dos apresentadores da RTP afirmou em direto que considera um país “racista”, a nível estrutural. Esta e outras afirmações polémicas foram proferidas no programa “Conversas ao Sul” do canal público.

David Dias, um dos rostos da RTP, está envolvido numa polémica. O anfitrião do programa “Conversas ao Sul” afirmou em direto, durante uma conversa, emitida no passado dia 21 de outubro, com Ossanda Liber – franco-angolana, vive em Portugal e foi candidata pelo partido Somos Todos Lisboa à Câmara Municipal de Lisboa –, que o Portugal é “estruturalmente racista“. As suas afirmações estão a dar que falar.

«Não tenho dúvidas», atira

“Tem uma vivência muito particular cá, enquanto mulher africana a viver em Portugal, um país que estruturalmente é racista. Acha que essa experiência pode…”, questionou o apresentador da RTP a dada altura, mas foi imediatamente interrompido pela convidada. “Ah bom, [Portugal] é racista?”, atirou Ossanda Liber.  O anfitrião do formato da RTP foi implacável. “Eu penso que estruturalmente sim”, disse, acrescentando: “Não tenho dúvidas disso”.

A convidada presente no “Conversas ao Sul”, exibido pela RTP, discordou das declarações de David Dias. Porém, o apresentador do canal público voltou a reforçar. “Eu por acaso acho, acho que há um passado histórico que não foi feito e há um certo desligamento de algumas questões pela maioria da sociedade que não as vive todos os dias”, completou. Veja o momento a partir dos 11 minutos e 30 segundos aqui.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Divulgação RTP

LEIA AINDA
Português gerente de loja da Zara no Brasil acusado de racismo

Impala Instagram


RELACIONADOS