Rúben Amorim A história de vida do novo ‘Special One’ do Manchester United

Rúben Amorim será oficialmente treinador do Manchester United a partir da próxima semana.

Rúben Amorim, o treinador português mais falado do momento, vive os últimos dias ao serviço do Sporting. É já na próxima semana que o técnico, que é cunhado de Antero Henriques – antigo braço direito de Pinto da Costa no FC Porto –, vai começar o seu trajeto no Manchester United dos portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot.

Anabela Francisco é uma mãe profundamente orgulhosa do homem que criou, apesar das dificuldades iniciais… quando ainda estava na barriga! “Depois de quatro meses de internamento, resolveste nascer um mês antes, muita pressa. Sempre um bom menino e agora um grande homem”.

Apesar do estatuto que Amorim atualmente goza, a família mantém-se resguardada e com os pés assentes na terra. A mãe e o irmão, Mauro, continuam a viver em Corroios, onde se mudaram quando ex-jogador tinha 13 anos, numa fase difícil da vida em que os pais se separaram. Porém, a adaptação não foi fácil. 

Antes do futebol, o hóquei

“Nós [os pais] estávamos separados e essa foi uma mudança importante para os nossos filhos. O Rúben estava habituado a uma escola tranquila e lembro-me de que foi assaltado uma ou duas vezes lá em Corroios, era outro ambiente”, explicou Virgílio em declarações ao MaisFutebol. 

Antes do futebol, foi guarda-redes… em hóquei. Porém, um episódio menos feliz do treinador levaria o ainda muito jovem Rúben a decidir deixar a modalidade. 

“Sempre foi muito disciplinado e aplicado no desporto. Não falhava a um treino. Um dia, ele teve um jogo menos bom, terá dado um franguito ou dois, e o treinador teve um comentário infeliz com ele: ‘Dormiste pouco esta noite, foste sair?’ O Rúben ficou muito sentido, era ainda um menino muito pequeno. Nunca mais lá apareceu. Fui eu que tive de ir buscar os patins dele ao pavilhão. Digo-o com orgulho: o Rúben foi sempre uma criança adorável, excelente, mas quando metia uma coisa no juízo, não havia forma de lhe dar a volta”, recordou o pai.

O Benfica e o Sporting

Em 1994, com 9 anos, iniciou o seu trajeto no Benfica. Aos 12, saiu para terminar a formação no CAC e no Belenenses, onde viria a tornar-se profissional e um dos capitães. Em 2008, regressa pela porta grande ao clube do coração, onde viria a fazer mais cinco temporadas, com um empréstimo de ano e meio ao Braga pelo meio após se ter incompatibilizado com Jorge Jesus. Contudo, os dois acabaram por colocar as diferenças de lado e o jovem técnico assume que atual técnico do Al Hilal é uma das suas referências como treinador. 

Em 2019, quando Rúben Amorim trocou o Braga pelo Sporting, a mãe teve vários receios. “Umas das coisas que mais me assustou foi ele ter ido para o Sporting, foi ter sido muito contestado, não tinha o curso, custou 10 milhões, benfiquista assumido”, recordou.

A vida pessoal

O técnico de 39 anos é casado há mais de dez anos com Maria João Diogo, e tem dois filhos. A companheira de Amorim é designer de interiores e tem um negócio em comum a mulher de Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting e que também está a caminho de Manchester; porém para o grande rival do United, o City.

Texto: Tomás Cascão; Fotos: Arquivo Impala & Redes sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS