Rui Unas elogia arquiteto acusado de abusos sexuais e é arrasado: «Ícone»
Rui Unas foi arrasado por convidar ao seu podcast “Maluco Beleza” Tomás Taveira, o arquiteto que protagonizou o maior escândalo sexual em Portugal. O ator já veio a público pedir desculpas.
Como é habitual, Rui Unas revelou nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 21 de abril, o próximo convidado do seu podcast “Maluco Beleza“. Porém, o anúncio do arquiteto Tomás Taveira e as palavras que lhe foram dirigidas pelo ator da SIC não caíram bem e criaram uma onda de revolta contra o também apresentador. O comediante foi criticado por promover as “asneiras” da figura polémica.
Na sua conta oficial do Instagram, Rui Unas publicou uma foto onde se mostra ao lado do entrevistado e escreveu na legenda a seguinte descrição: “Ícone. Tomás Taveira. 82 anos. Um homem não pode ser definido apenas pelas asneiras que fez na vida. Estar à conversa uma hora com o Arquiteto Tomás Taveira é conhecer um espírito livre, de uma cultura imensa, sentido de humor e uma referência absoluta na arquitetura em Portugal. Se vai ao Maluco Beleza… ele é Maluco Beleza para isso”.
Os elogios tecidos pelo comediante à personalidade portuguesa foram alvo de duras críticas por parte dos seguidores. “NÃO!!!! Definitivamente não!!!! Não quero saber mais nada sobre essa pessoa, obrigada!”.
«Não foram asneiras. Foram crimes»
“Apenas pelas asneiras que fez? Unas, que desilusão! Menos uma seguidora! Estudasses!”; “Digam-me que mais alguém está num profundo choque com esta publicação e a questionar toda a admiração pelo trabalho e bom senso do Unas. ‘Asneiras na vida’?”. “Quando a crise de meia-idade atinge tanto ao ponto de se promover abusadores sexuais“, foram alguns dos comentários feitos.
No Twitter também não faltaram reações a esta publicação, entretanto eliminada por Rui Unas das redes sociais. Rita Marrafa de Carvalho foi uma das pessoas a pronunciar-se sobre o assunto.
“O que Taveira fez não foram asneiras. Isso faço ao comer entremeada ou beber dois copos de vinho. Filmou sem consentimento. Usou a posição de poder. Humilhou. Chantageou mulheres e foi o namorado de uma que o denunciou. Não foram asneiras. Foram crimes”, retorquiu a jornalista da RTP.
Seguiram muitas outras contestações na plataforma digital. “Na mesma semana em que assédio no mundo a televisão é o mote, o Rui Unas põe uma foto ao lado do Taveira a minimizar as violações que fez a simples “asneiras”. É que nem quando se fala do tópico se conseguem consciencializar. Fo***”.
“O Rui Unas acabou mesmo de chamar ‘asneiras da vida’ a abusos sexuais num post de glorificação e normalização dos atos de Tomás Taveira – um predador que usou a sua posição para coagir mulheres a ter sexo com ele. Fo***, que mundo é este?’.
“O branqueamento que o Rui Unas fez ao mau gosto, à feiura e aos abortos arquitetónicos do Tomás Taveira, com aquele post, fazem merecer toda a censura social” são apenas alguns exemplos dos comentários feitos ao ator de “Amor Amor”.
Unas pede desculpa: «O melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir»
Perante avalanche de reações depreciativas a Rui Unas, o rosto da estação de Paço de Arcos reagiu num instastory e pediu desculpa. “É, de facto, complicado, e nunca conseguirei explicar completamente o que quis dizer. Mas uma foto, uma imagem, tem sempre uma mensagem“, começou por escrever.
“Se a mensagem é mal interpretada por muitos e até contrária aos teus princípios, o melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir. Creio que conhecem o suficiente para saberem em que lado da trincheira estou”, findou o ator.
É de assinalar que arquiteto Tomás Taveira viu-se envolvido num grande escândalo sexual, em 1989, que chocou o país inteiro. Foram descobertas gravações caseiras em cassetes de vídeo no seu escritório nas Amoreiras – edifício idealizado pelo próprio – onde aparecia a ter relações com várias mulheres.
Tais provas foram enviadas e divulgadas por uma revista semanal portuguesa. A polémica levou-o a um afastamento público, até agora ser convidado de Rui Unas.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais
LEIA AINDA
Inês Simões revela ter sido vítima de assédio sexual: «Nunca mais trabalhei em televisão»
Inês Simões afirma que, tal como Sofia Arruda, também foi vítima de assédio sexual. A atriz frisa que, depois deste caso, “nunca mais” trabalhou em televisão. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram