Vanessa Martins Sobre ter filhos com Marco Costa: “Ainda bem que não aconteceu”
Vanessa Martins falou sobre os tratamentos de fertilidade que fez durante o casamento com Marco Costa e assumiu que sentia muita pressão por parte dele para engravidar. “Agora olhando para trás não faria nada do que tinha feito”, garantiu.
Vanessa Martins e Marco Costa estiveram casados durante quatro anos, de 2016 a 2020, e ao não conseguirem engravidar de forma natural decidiram fazer tratamentos de fertilidade. Que acabaram por também não dar frutos pois só mais tarde é que descobriram que a empresária tinha endometriose.
Vanessa Martins participou no podcast ‘Mãe é Mãe’, de Rita Coelho de Vieira, em que falou sobre a sua luta para ter filhos, o diagnóstico de endometriose e o congelamento de óvulos. E a influenciadora digital falou sobre o seu diagnóstico da doença. “Veio muito tarde, veio sem eu saber muito bem o que é que era, e na altura, quando decidi partilhar, também foi numa de eu estava a sentir, eu estava a ter muita pressão de toda a gente, de as pessoas questionarem porque é que ainda, na altura, com a minha ex-relação, eu ainda não tinha sido mãe. Questionavam muito, e era muito difícil na altura estar sempre constantemente a mentir ou a dar a volta, era muito chato, então decidi partilhar”, recordou.
Vanessa Martins assumiu ter ficado revoltada com a médica que a acompanhou nos tratamentos de fertilidade. “Eu também não sabia [o que era] por falta de conhecimento, não estava a ser bem acompanhada, fiz várias coisas ao meu corpo que me arrependo profundamente, mas eu estava a ser, supostamente, acompanhada por uma médica e em vez de eu ter feito tanta coisa devia ter despistado logo isto. Teria sofrido menos fisicamente e mentalmente”, afirmou, tendo acrescentado: “Por vezes temos medo de questionar os médicos e os médicos não sabem tudo (…) e eu sou a prova que estava a ser acompanhada por uma médica de infertilidade e nunca lhe ocorreu... Foram anos de ‘vamos lá ver se pode ser endometriose’. Fiquei muito chateada, até hoje não sou acompanhada por essa médica”.
Vanessa Martins sentia-se pressionada por Marco Costa para engravidar
Rita Coelho de Vieira questinou como ficou “a saúde mental” de Vanessa Martins. E a empresária não teve dúvidas a responder. “Eu estava meio que zoombie, nem sabia muito bem… Agora olhando para trás, não sabia, mas não faria nada do que tinha feito mas agora tenho mais conhecimento, estou mais lúcida, já não estou no mesmo relacionamento, já não sinto qualquer tipo de pressão para que as coisas aconteçam... Foi tudo uma aprendizagem. Ainda bem que não aconteceu [ter filhos em comum com Marco Costa] porque depois acabei por separar-me. (…) Mas senti que depois disto tudo, deste ciclo que fui obrigada a viver pensei quando acabou ‘que bom, vou começar de novo'”, assumiu.
A atravessar um momento difícil em que não conseguia engravidar, Vanessa Martins revelou que sentia muita pressão por parte de Marco Costa para serem pais. “[os médicos] Diziam que não havia razão [para não engravidar], que podia acontecer, mas como eu também tinha muita pressão do outro lado tinhamos era de fazer acontecer, então era tudo muito rápido, não era pensado. Também culpa minha que não me priorizei, então as coisas não eram feitas como deviam ser”.
Leia ainda: Vanessa Martins revela momento que decidiu divorciar-se de Marco Costa: “Não queria estar assim”
Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: Impala e redes sociais
Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros
Siga a Impala no Instagram