Viktor Gyökeres O segredo do craque do Sporting

Sempre que entra em campo, Viktor Gyökeres, o futebolista mais cobiçado do clube de Alvalade, surge com as meias rasgadas na zona do gémeo e sabe-se agora a verdadeira razão por que o faz.

É tendência no futebol internacional – principalmente no inglês –, mas só agora é que está a virar moda em Portugal. Nos últimos tempos, são vários os futebolistas da liga portuguesa que surgem com buracos cortados nas meias e esta influência veio importada. Viktor Gyökeres, o craque mais cobiçado do Sporting, é um dos adeptos desta tendência e acredita que pode trazer benefícios ao seu rendimento físico. 

Há quem acredite que esta técnica facilita a circulação sanguínea e alivia a pressão sobre os músculos na perna. Porém, não existem estudos científicos que comprovem esta teoria e até há fisiatras a contrariar a “moda”. “O benefício dos furos nas meias transcende mais para aspeto psicológico do que para a prevenção de lesões. As meias atuais facilitam a circulação sanguínea através do seu design, do seu fator compressor. Evitam ou ajudam a prevenir o aparecimento de cãibras”, disse um especialista ao site da Fútbol Emotion, que explicou ainda que, há uns tempos, romper as meias “tinha como finalidade ganhar confiança mentalmente e evitar a ansiedade e o medo de lesionar-se de novo”, uma vez que se aliviava efetivamente a pressão sobre os músculos. 

No entanto, com as meias que se utilizam nos dias que correm, essa técnica “não se justifica”. “Os futebolistas têm atividade física suficiente para não se preocuparem com a circulação sanguínea”, revelou um outro fisioterapeuta ao Expresso. 

Sueco não foi o primeiro “leão” a rasgar as meias

Viktor Gyökeres terá adotado a tendência quando jogou em Inglaterra, onde são muitos os jogadores que a utilizam. O avançado do clube de Alvalade, de 25 anos, foi contratado ao Coventry, onde jogou duas épocas e meia, depois de representar o Swansea e o Brighton, também no Reino Unido. 

Mas não é o único! Também no Sporting, o britânico Marcus Edwards gosta de fazer buracos na zona do gémeo e, na verdade, foi até o primeiro a usar esta técnica em Alvalade. Geny Catamo é outro “leão” a seguir a mesma tendência. Se esta técnica melhora ou não o rendimento dos futebolistas dentro das quatro linhas, é uma incógnita. Mas uma coisa é certa: o sueco de olhos azuis tem encantado os adeptos leoninos. Até à data do fecho desta edição, Gyökeres soma 41 golos e dez assistências em 51 jogos nesta temporada. 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: D.R.

Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros

Impala Instagram


RELACIONADOS