Paco Bandeira destrói 50 mil discos: “Isto é o resultado da Internet”
Paco Bandeira tinha como objectivo oferecer os CD’s aos países lusófonos, mas acabou por os destruir como uma forma de protesto ao estado em que se encontra a música portuguesa.
Aos 72 anos, o cantor português Paco Bandeira, é o protagonista de um vídeo que está a ser viral. Trata-se de um protesto contra o download ilegal, as rádios nacionais que não passam música portuguesa e contra as finanças.
O cantor espalhou 50 mil CD’s seus e destruiu-os ao passar-lhes com um cilindro por cima. O momento foi gravado em Sintra e foi partilhado nas redes sociais.
“Agora toda a gente tira a música da internet, toda a gente faz cópias piratas. Um dia destes explico-vos melhor”, promete Paco Bandeira, “mas na prática estão a ver o que está aqui a acontecer: estamos a passar a música portuguesa a cilindro, o que se calhar muitas estações de rádio que nós pagamos fazem”.
Estes 50 mil CD’s que foram destruídos, eram uma oferta que Paco Bandeira queria fazer aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). O cantor viu-se impedido de o fazer porque teria de pagar impostos às Finanças.
Toda a gente tira da Internet. Toda a gente faz cópias piratas. Estamos a passar a música a cilindro, que é na maior parte dos casos aquilo que muitas e muitas estações de rádio que nós pagamos fazem: que é passar música a cilindro”, disse Paco Bandeira no vídeo a fim de explicar os motivos que o levaram a fazer
O vídeo original que tinha sido publicado no Facebook, encontra-se agora indisponível!
Veja ainda:
Siga a Impala no Instagram