Escândalo Real: Camilla tentou arruinar relação de Kate e William
Para ganhar popularidade junto aos súbditos, Camilla tentou convencer Carlos a influenciar o filho mais velho a terminar a relação
Por que motivo quereria Camilla que o príncipe William não se casasse com Kate? A história remonta há alguns anos e foi uma teoria defendida pelo escritor Christopher Anderson na sua obra, Game of Crowns: Elizabeth, Camilla Parker-Bowles, Kate, and the Throne (Jogo de Coroas: Isabel II, Camilla Parker-Bowles, Kate e o Trono).
LEIA MAIS: Doria Ragland e Carole Middleton: o que une as mães de Meghan e Kate
De acordo com as palavras do autor, Camilla não gostou do protagonismo que Kate tinha junto do povo, especialmente numa altura em que ela, a duquesa da Cornualha, estava a tentar captar a atenção dos britânicos pela positiva, depois de ter sido maltratada pelos ingleses, que sempre consideraram que foi ela, Camilla, a responsável pelo fim do casamento do príncipe Carlos com a princesa Diana e ainda, em última instância pela morte da mãe dos príncipes William e Harry. Esta história voltou agora a ser falada e relembrada no Reino Unido.
Influências infrutíferas
Em 2007, Camilla terá influenciado o marido a convencer o filho mais velho a separar-se de Kate, argumentando que a jovem era “muito modesta” e “sem graça”. Na altura, os namorados acabaram por se afastarem, mas o que é certo é que passadas algumas semanas retomaram a relação, que não saiu beliscada, e o casamento chegou em abril de 2011. No entanto, Grant Harrold, que foi mordomo de Carlos e Camila entre 2005 e 2011, veio afirmar que tudo não passava de declarações que não seriam verdadeiras. “Parece uma informação falsa, sem qualquer base de verdade. A família que conheço é muito próxima e tem boas relações, especialmente no contexto de reuniões públicas conjuntas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Fotos de Kate Middleton em topless voltam a dar polémica
Mais um escândalo revelado
Ainda no livro, o autor aborda mais um escândalo sobre o príncipe Carlos, que está casado com Camilla desde 2005, ao afirmar que o herdeiro da coroa britânica terá tido uma relação extraconjugal com Barbra Streisand quando ainda era casado com Diana de Gales. O autor faz estas afirmações com base no depoimento de lady Elsa Bowker, a confidente da princesa Diana, que chegou a frisar que a mãe dos príncipes William e Harry tinha conhecimento da proximidade entre o então marido e a cantora, mas nada fez.
Títulos diferentes
Face aos acontecimentos relatados pelo escritor Christopher Anderson é natural, diz-se, que Kate não veja com bons olhos a mulher do príncipe Carlos. No entanto, há pelo menos mais um motivo que faz com que Camilla sinta algum desconforto relativamente à nora. Isto porque de acordo com a linha da sucessão ao trono britânico, um dia que a rainha Isabel II morra, será o príncipe Carlos a suceder-lhe e a este suceder-lhe-á o filho mais velho, o príncipe William. Mas a lei não é tão clara no que diz respeito aos títulos de Camilla e Kate. Ou seja, quando em 2005 Carlos e Camilla se casaram esclareceu-se que quando o príncipe de Gales subisse ao trono, a duquesa da Cornualha receberia o título de princesa consorte, e não rainha, o que foi entendido como “falta de popularidade”, porque os britânicos a culparam pelo fim do casamento com a Princesa do Povo. Já no dia em que o príncipe William subir ao trono, a duquesa de Cambridge receberá o título de rainha.
VEJA AINDA: Príncipe William: «Amo como ele ajuda as pessoas»
Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Reuters e Impala
Siga a Impala no Instagram