Carlos III – O resumo de um ano difícil: o primeiro enquanto rei!
O primeiro ano enquanto rei foi difícil para Carlos III: entre guerras familiares e o cancro que assolou a família real britânica.
Carlos III estava a ser coroado rei há um ano, a 6 de maio de 2023. Mas que ano difícil que passou para os britânicos e em especial para a família real! Nove meses após ser coroado, foi diagnosticado com cancro, tal como a sua nora predileta: a princesa de Gales que lhe foi diagnosticado o mesmo após uma cirurgia abdominal em janeiro. As más notícias multiplicaram-se e também Sarah Ferguson, de 64 anos, ex-mulher do príncipe André, revelou em janeiro que tinha um melanoma maligno, um cancro de pele.
Da doença às guerras familiares: o primeiro ano de Carlos III enquanto rei
“A sombra”, o livro biográfico de Harry foi mesmo uma sombra para a família real e criou várias tensões. O Príncipe André continuou impedido de desempenhar qualquer papel oficial nem o seu título de Sua Alteza Real devido à acusação por uma mulher de agressão sexual quando ela tinha 17 anos: e mais uma vez a família real foi exposta.
Os irmãos: Harry e William continuam de costas viradas e o pai já lhes implorou para se entenderem.
O reinado comparado ao da mãe, a rainh Isabel II
Menos popular do que a mãe, algumas das suas visitas foram marcadas por manifestações antimonárquicas. Contudo tem levado o seu reinado a proclamar-se defensor do desenvolvimento sustentável, da medicina alternativa, da vida rural e religião.
A abdicação da rainha Margarida II da Dinamarca gerou alguma especulação sobre se o mesmo iria aconteceu no Reino Unido e criou, mais uma vez, agitação.
Carlos III atualmente
O rei Carlos III regressou às funções públicas na terça-feira passada após estar afastado três meses devido ao diagnóstico de cancro do monarca. A visita oficial foi ao University College Hospital Macmillan Cancer Centre, em Londres, onde Carlos e a Rainha Camila se encontraram com doentes e funcionários do centro de tratamento ao cancro.
Nesta ocasião o monarca revelou como foi a reação quando soube do diagnóstico de cancro.
Contudo, por enquanto não se sabe se marcará presença nos eventos reais tradicionais do verão, como o desfile militar em junho para marcar o aniversário do rei e as corridas de cavalos em Royal Ascot. O Palácio de Buckingham revelou recentemente que apesar dos médicos estarem “muito encorajados” pelo progresso do rei, a agenda seria ajustada conforme necessário em vista à recuperação do monarca.
Recorde na galeria algumas das fotografias da coroação
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters/Shutterstock
Siga a Impala no Instagram