Carlos III – Reino Unido nega boatos sobre a morte do rei após alegações de TV russa
Reino Unido desmente alegações da TV russa sobre a morte do rei Carlos III, após uma falsa notícia se espalhar.
O Reino Unido foi forçado a desmentir rumores propagados pelos meios de comunicação russos, favoráveis a Vladimir Putin, que sugeriam a morte do rei Carlos III no domingo passado, incluindo um falso anúncio de óbito atribuído ao Palácio de Buckingham.
Veja ainda: Cartas trocadas com amante podem ser vendidas por mais de 900 mil euros
Os meios de comunicação russos, alinhados com Vladimir Putin, difundiram uma história falsa alegando que o rei Carlos teria falecido de forma inesperada no domingo.
Um anúncio fictício da morte, supostamente emitido pelo Palácio de Buckingham, ganhou ampla circulação na Rússia, desencadeando a disseminação da notícia falsa. Embora não esteja claro se a máquina de propaganda de Putin está diretamente envolvida, esse golpe ocorreu após críticas ao suposto “triunfo” eleitoral de Putin numa eleição presidencial contestada.
O anúncio falso envolvendo o monarca britânico foi rapidamente desmentido pela embaixada britânica, que enfatizou que os relatos eram falsos. Inicialmente, os meios de comunicação russos divulgaram a notícia falsa, mas posteriormente retificaram a informação.
Texto: Inês Borges; Fotos: Reuters
Siga a Impala no Instagram