Felipe e Juan Carlos Grave crise na família real: «O mais duro para Felipe foi repudiar o pai»
Espanha vive um escândalo sem precedentes: O rei Felipe repudiou o pai, o rei emérito Juan Carlos, por este ter escondido milhões em offshores obscuras
A família real espanhola vive uma grande crise depois do rei Felipe VI ter decidido abdicar da herança do pai, o rei emérito Juan Carlos, e ao mesmo tempo retira-lhe a quantia de dinheiro que lhe era atribuída através do Orçamento real. Um escândalo sem precedentes que está a abalar a monarquia espanhola, numa altura em que Espanha atravessa uma grave crise devido à pandemia de Coronavírus.
O especialista em realeza espanhola, Jaime Peñafiel, falou com a revista Semana sobre a polémica. Jaime Peñafiel considera que a tomada de posição drástica do rei Felipe em repudiar o pai é mais grave do que o caso Noòs, que levou à prisão de Iñaki Urdangarin, o marido a infanta Cristina de Espanha e cunhado do monarca, por desvio de fundos públicos. “Nada fazia crer que Felipe teria de atuar de uma maneira tão drástica. O mais duro para o rei Felipe foi repudiar o pai, o rei Juan Carlos, mas tinha de proteger a instituição. Foi exemplar”, considera, em declarações a esta publicação espanhola.
Siga a Impala no Instagram