Isabel II e a última conversa com Harry: «És muito amado e serás sempre bem-vindo»
A rainha Isabel II e o príncipe Harry reuniram para ter a última conversa a sós antes da saída oficial dos duques de Sussex da Casa Real.
A rainha Isabel II tirou a tarde de domingo conversar com príncipe Harry, no Castelo de Windsor, com o intuito de poderem desfrutar de um momento familiar antes da saída oficial dos duques de Sussex da Casa Real. Segundo fontes próximas da família real britânica, esta foi uma conversa com tom nostálgico e rainha de Inglaterra acabou por dizer ao neto que este e Meghan «serão sempre bem-vindos caso decidam voltar a juntar-se à realeza.» «A rainha tinha muito para falar com Harry e este era o momento ideal para o fazer. Acredita-se que tenha acabado a conversa a dizer: ‘Tu és muito amado e serás sempre bem-vindo’», contou a fonte ao The Sun.
ÚLTIMA HORA
Dolores Aveiro: Mãe de Cristiano Ronaldo sofre AVC
A última conversa da rainha Isabel II com Harry antes da saída oficial da Casa Real
Este domingo, 1 de março, foi a primeira vez que a rainha Isabel II teve a oportunidade de conversar a sós com Harry para conseguir compreender melhor as motivações que levaram os pais de Archie a tomar a decisão de abandonar os deveres reais. «Estava um ambiente muito descontraído e ambos foram capazes de expressar as suas opiniões», continuou a fonte, acrescentando que a rainha Isabel II fez questão de falar sobre Archie e de mostrar «descontentamento» por ver o bisneto tão poucas vezes. «Ela está muito chateada com a ‘fuga’ de Harry e Meghan. Ela adora o neto e adora o Archie, assim como o príncipe Carlos, o William e o resto da família. No entanto, ela aceita a decisão tomada pelos duques de morarem na América do Norte», disse.
«Harry é o neto mais amado, ela sempre o adorou»
A mesma fonte acredita ainda que o assunto «realeza» esteve no cerne da conversa. Isto porque, recentemente, a rainha emitiu um comunicado onde diz expressamente que os duques de Sussex devem deixar de usar o tempo «realeza» na sua marca Royal Sussex. «Ela não está contra, mas quis deixar claro que esta decisão só pode funcionar se não explorarem o seu status real e não tentarem lucrar com isso. A rainha está a proteger a instituição… mas o Harry é o neto mais amado, ela sempre o adorou», esclareceu a fonte, considerando que a monarca vai continuar a fazer de tudo para garantir a segurança dos Sussex e vai querer mantê-los por perto. «Ela deixou bem claro que Harry e Meghan podem sempre voltar se mudarem de ideias. Vai recebê-los de braços abertos», insistiu.
Meghan Markle de regresso ao Reino Unido
O processo de transição de Meghan e Harry vai ter uma duração de 12 meses. Isto é, apesar de os duques de Sussex deixarem definitivamente os compromissos reais no final deste mês de março, o processo está sujeito a revisão e a rainha Isabel II pode mudar alguns termos do acordo que fizeram. Meghan Markle vai juntar-se ao marido esta quarta-feira, 4 de março. A duquesa de Sussex vai viajar até ao Reino Unido para cumprir, ao lado do filho mais novo da princesa Diana, os últimos compromissos oficiais como membro sénior da Casa Real. Em princípio, Archie não vai viajar com a mãe e vai ficar em Vancouver, no Canadá, aos cuidados da ama e da melhor amiga da ex-atriz, Jessica Mulroney.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
LEIA MAIS
«Destroçado», Nuno Rogeiro revela nova imagem do filho após acidente
Siga a Impala no Instagram