Após a sua partida de Cádis, as primeiras paragens serão em Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas, os portos das Ilhas Canárias onde tradicionalmente faz escala antes de rumar à América. Depois disso, visitarão Salvador da Bahia (Brasil) durante o mês de fevereiro e seguem em direção ao Chile, onde em março farão escala nos portos de Punta Arenas e Valparaíso, já no Pacífico.
Em abril, vão chegar a El Callao (Peru) e logo de seguida às Caraíbas. Antes do fim, vão em direção ao porto de Cartagena das Índias (Colômbia), onde também está prevista uma visita a Santa Marta e Santo Domingo (República Dominicana).
A última paragem será em Nova Iorque (Estados Unidos), de 5 a 10 de junho. Contudo, a princesa não regressa no navio com os colegas pois está previsto que embarque numa fragata durante o mês seguinte e continuar a sua formação naval e marítima.
O que vai estudar?
Durante este período vai ter disciplinas como Navegação, Astronomia, Meteorologia, Operações Anfíbias, Apoio e Serviços de Combate e Manobra, entre outras. Além da formação na marinha, vai estreitar relações com outros países e culturas: favorável para Espanha e para a monarquia.
Além de ser a viagem que a fará estar mais tempo afastada dos pais, é a mesma viagem que a vai fazer falhar o aniversário da irmã e melhor amiga, Infanta Sofia que completa 18 anos a 29 de maio.