Realeza europeia está de luto: Morreu o rei Miguel I
Reis e rainhas da Europa unidos no último adeus ao rei Miguel I. Veja as fotos impressionantes do funeral
A realeza europeia ficou mais pobre com a morte do Rei Miguel I que faleceu, no dia 5 de dezembro, vítima de leucemia, aos 96 anos.
Vários membros das casas reais europeias estiveram presentes no funeral do soberano e prestaram-lhe uma última homenagem, juntamente com os milhares de romenos que saíram à rua para se despedirem do seu rei.
Os reis eméritos de Espanha Juan Carlos e Sofia, Carlos XVI e Silvia, reis da Suécia, bem como o príncipe Carlos, foram das presenças mais notadas no funeral que teve honras de Estado. Foi realizada uma cerimónia militar e religiosa na parte externa do Museu de Arte Nacional, e em seguida o cortejo funebre seguiu até a Catedral do Patriacado, onde se realizou o funeral.
Miguel I foi um soberano muito acarinhado e querido pelo povo romeno durante os seus reinados – de 1927 a 1930 e 1940 a 1947. No último período de reinado foi obrigado a abdicar do trono pelo regime comunista, como revelou numa entrevista que deu à BBC, em 2011. «Eles disseram-me: se não assinares vamos às prisões e matamos mil pessoas.»
Miguel Hohenzollern-Sigmaringen era primo materno da rainha emérita Sofia de Espanha. Foi casado com Ana de Bourbon-Parma, com quem, teve cinco filhos. A filha, a princesa Margarida, é a atual chefe da Casa Real da Roménia.
Fotos: Reuters
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram