Rui Maria Pêgo em manif contra “campos de concentração para homossexuais”
Rui Maria Pêgo participou em manifestação contra “campos de concentração para homossexuais” na Chechénia. Ator marcou presença em acção junto da embaixada da Rússia em Lisboa.
Rui Maria Pego participou esta tarde numa manifestação em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. O movimento, que reuniu algumas centenas de cidadãos, tinha por objetivo protestar contra a violação dos direitos humanos que está neste momento a acontecer na Chechénia.
Aquele país, que faz parte da Federação russa, terá, de acordo com vários relatos, “campos de concentração para homossexuais”. Nesses locais, homens homossexuais (ou que as autoridades chechenas suspeitam ter essa orientação sexual) são detidos, torturados. Há também relatos de desaparecimentos e mortes.
Homossexuais são torturados e assassinados na Chechénia
“Sabemos de quatro prisões secretas. Duas ficam em Groznym, a capital chechena, e há uma em Argún – que foi a primeira que identificamos – onde pessoas LGBT estavam sendo presas, espancadas, torturadas e assassinadas”, disse a jornalista russa Milashina ao programa Victoria Derbyshire, da BBC.
“Juntos contra a barbárie”, escreveu Rui Maria Pego no Instagram, na legenda de uma foto captada durante a manifestação.
Na semana passada, o ator e apresentador, que assumiu a sua orientação sexual no ano passado, escreveu um longo texto no facebook sobre a realidade chechena para as pessoas LGBT. “Neste momento, neste mundo, homens e mulheres estão ser enviados/as e assassinados/as por serem qualquer coisa ou suspeitar-se de que são qualquer coisa. Podiam ser ideias. Neste caso, as pessoas com quem querem viver amor”, escreveu Rui Maria Pego.
Sobre a existência do campo, um porta-voz da presidência da Chechénia diz: "Não se pode prender ou perseguir pessoas que…
Publié par Rui Maria Pêgo sur mercredi 12 avril 2017
Siga a Impala no Instagram