Abra os braços e recrie a mítica cena do Titanic no verdadeiro navio
Já pode visitar o Titanic. Uma empresa londrina vai começar a fazer excursões submarinas ao navio mais famoso da história, que se afundou em 1912.
Passados mais de cem anos, o naufrágio do Titanic continua a ser um evento marcante da História. Com a ajuda da história de amor fictícia entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o navio será sempre um acontecimento que navega entre a verdade e a ficção, entre factos e mistérios, entre tragédia e romance.
A realidade é que, seja por curiosidade ou fanatismo, existem muitas pessoas que gostariam de conhecer este barco afundado a mais de quatro mil metros de profundidade, no Atlântico Norte. Se é uma dessas pessoas, a partir de maio, do próximo ano, já pode estar frente a frente com o Titanic.
Oito dias de workshops, palestras, encontros com exploradores e veículos submersíveis
Organizadas por uma empresa londrina chamada Blue Marble Private, as excursões vão ter duração de oito dias. A tour vai ter uma lotação máxima de nove pessoas e estão previstos vários programas exclusivos, onde os participantes vão conhecer exploradores, cientistas, realizar workshops de orientação e planeamento e assistir a palestras sobre história e arqueologia.
Mas a grande aventura começa a partir do terceiro dia, quando os “turistas” forem encaminhados de helicóptero ou um hidroavião até ao local onde está o lendário Titanic e descerem num veículo submersível, especialmente desenhado para estas excursões, até ao fundo do mar onde se encontra o navio.
A excursão começa e termina em St. John’s, no Canadá, e até o preço está relacionado com a história. Se ajustarmos a inflação, o que vai pagar por esta experiência é mais ou menos o que um passageiro pagou na altura, para embarcar no Titanic. Ou seja, 129 dólares, cerca de 99 euros por pessoa.
O RMS Titanic foi um navio britânico de passageiros, que se afundou na sua primeira viagem a 14 de abril de 1912. A embarcação foi construída para ser o navio mais seguro e luxuoso de sempre e chegou mesmo a ser descrita, na altura, como um navio “impossível de naufragar”. Ironicamente, o Titanic afundou na sua viagem inaugural ao colidir contra um iceberg no Atlântico Norte. Com mais de 1500 pessoas a bordo, o naufrágio deste navio ficou para sempre na história como um dos maiores desastres marítimos de todos os tempos. Apesar de nunca ter sido possível chegar a números concretos, estima-se que cerca de 1300 a 1400 pessoas tenham morrido.
Siga a Impala no Instagram