Estes germes mortais podem estar escondidos na piscina que frequenta
Médico deixa alerta para os riscos, que podem ser mortais, de frequentar piscinas que não tenham uma manutenção adequada.
No momento de praticar desporto, há quem prefira a natação. São aquelas pessoas que preferem ir à piscina mais próxima para dar umas braçadas em vez de correr ou ir ao ginásio fazer musculação. Só que aquilo que aparenta ser uma simples atividade desportiva, pode na realidade ser um grande perigo para a saúde. Quem deixa o alerta é o médico Asif Munaf.
Investigadores da Blue Cube, uma empresa dedicada ao negócio das piscinas, decidiram conversar com o médico para falar sobre os germes e bactérias que podem estar em piscinas, banheiras de hidromassagem e saunas com uma manutenção inadequada. E aquilo que descobriram é na realidade assustador. Asif Munaf revela que podem existir bactérias capazes de provocar doenças e infeções ligeiras, mas também outras muito graves. Por exemplo, caso a piscina fique com um pH muito ácido, aqueles que a usam podem ficar com irritação na pele e olhos.
Descubra os germes mortais que podem estar escondidos na piscina que frequenta
Salmonela, E.coli e legionela são apenas mais dois dos problemas que poderá encontrar numa piscina sem a manutenção desejada. Diarreia e vómitos são dois efeitos que poderá sentir caso mergulhe numa piscina em más condições. Sendo que os efeitos em pessoas mais jovens, idosos ou mais vulneráveis podem ser muito mais graves.
De acordo com o médico, estes problemas também podem ser encontrados em piscinas públicas, caso estas não sejam tratadas em condições. Em alguns casos, a falta de manutenção adequada pode mesmo dar origem a septicemia ou envenenamento do sangue, algo considerado mortal. Isto sem esquecer as infeções fúngicas como o pé de atleta. O especialista partilha ainda os comportamentos que deverá adotar em piscinas e saunas, para o bem da sua saúde.
1 – Não engolir água;
2 – Tomar um duche antes e depois da natação;
3 – Lavar as mãos com água e sabão depois de usar a casa de banho ou mudar uma fralda e antes de voltar a entrar na piscina;
4 – Se estiver com crianças pequenas, retire-as da piscina com frequência para que usem a casa de banho;
5 – Verifique as fraldas das crianças nos sítios corretos e não ao lado da piscina;
6 – Não vá nadar caso tenha acabado de recuperar de diarreia;
7 – Mantenha a cabeça fora de água o maior tempo possível;
8 – Use uma toalha lavada para se sentar na sauna.
Siga a Impala no Instagram