Balenciaga acusada de sexualização de menores e nem Kim Kardashian escapa à polémica
Fotos da nova campanha da Balenciaga provocam onda de indignação e nem Kim Kardashian escapa à controvérsia.
Algumas das criações da Balenciaga dão que falar pela excentricidade que choca algumas pessoas. Só que desta vez o foco está numa controversa campanha publicitária da marca de luxo. Que está a ser acusada de promover a sexualização de menores. As controversas imagens já foram apagadas, mas a polémica está instalada e até Kim Kardashian já dá que falar.
Balenciaga aposta em ténis com aspeto velho, sujo e gasto que custam uma pequena fortuna
Está a dar que falar a nova aposta da Balenciaga que se destaca por uns ténis com aspeto velho, sujo e gasto que podem custar 1.450 euros (… continue a ler aqui)
Duas das imagens da nova campanha da Balenciaga, que pertence ao grupo Kering, mostravam crianças a agarrar mochilas em forma de ursinho de peluche. Que estavam adornados com tiras de couro preto e tachas prateadas. Muitos ficaram ainda indignados com uma imagem em que reparara que uma bolsa da marca tinha sido fotografada em cima de documentos com excertos de uma decisão do Supremo Tribunal norte-americano sobre pornografia infantil.
“As nossas sinceras desculpas por qualquer ofensa”
Uma das reações à polémica chega através de Gabriele Galimberti, o fotógrafo italiano contratado para a campanha. “Não estou em posição de comentar as escolhas de Balenciaga, mas devo salientar que não tive o direito, de forma alguma, de escolher os produtos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos. Tal como é hábito acontecer nas sessões fotográficas comerciais, a direção da campanha e a escolha dos objetos expostos não são da responsabilidade do fotógrafo”, escreveu no Instagram. Também a Balenciaga recorreu às histórias do Instagram para comentar o sucedido. “As nossas sinceras desculpas por qualquer ofensa que a nossa campanha de Fim de Ano possa ter causado. As nossas carteiras de pelúcia não deveriam ter sido apresentadas com crianças. Removemos de imediato a campanha de todas as plataformas”, pode ler-se.
Kim Kardashian envolvida na polémica
Também Kim Kardashian viu o seu nome associado à polémica por ser uma das embaixadoras da Balenciaga. “Permaneci em silêncio nos últimos dias, não porque não estivesse enojada e indignada com as recentes campanhas da Balenciaga, mas porque queria uma oportunidade de falar com a equipa deles para entender como é que isto pode ter acontecido”, escreveu no Twitter. Kim Kardashian diz ainda estar “abalada por estas imagens perturbadoras” e agradece que a marca tenha apagado as imagens e pedido desculpas.
“Em relação ao meu futuro com a Balenciaga, estou no momento a reavaliar o meu relacionamento com a marca, baseando-me na sua disposição de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e as ações que espero ver por eles tomadas para proteger as crianças”, termina.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: DR
Siga a Impala no Instagram