Branding: perceba como pode diferenciar a sua marca
Jennifer de Paula, mestre em Marketing e Negócios Interativos, explica por que um bom branding é fundamental para que se destaque no mercado.
Diferenciar a sua marca da concorrência é um desafio constante para qualquer empresa. Especialmente num mercado cada vez mais competitivo e saturado com a chegada da Internet. Como tal, é essencial que a sua marca se destaque para atrair a atenção do público e aumentar as vendas. Porém, nem sempre se afigura uma tarefa fácil.
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Para Jennifer de Paula, mestre em Marketing e Negócios Interativos, o primeiro passo é entender o que é branding. “É a gestão de uma marca, incluindo a criação de uma identidade visual, comunicação, posicionamento e propósito, trata de como a marca é vista pelo público e isso é uma etapa fundamental para criar um diferencial atrativo”, explica. Nesse sentido, é importante seguir algumas dicas para diferenciar a sua marca dos concorrentes.
Conhecer o público-alvo
“É importante entender as necessidades, desejos e comportamentos dos seus clientes para oferecer um produto ou serviço que atenda às suas expectativas de forma assertiva e procurar superá-las”, afirma Jennifer.
Definir o propósito
“Ter um propósito forte e claro ajuda a construir uma identidade de marca única, que se liga com o público e diferencia-o da concorrência, incluir o público no propósito da marca cria uma relação única que facilita a fidelização”, diz a especialista.
Identidade visual
“No mundo moderno, cada vez mais ligado, ter uma boa identidade visual reconhecida facilmente e transmitir os valores e propósito da marca é um dos pontos mais importantes. Na internet, os utilizadores levam poucos segundos para decidir sobre determinado produto, serviço ou empresa. Por isso, impactar e criar uma ligação à primeira vista é essencial”, destaca.
Comunicação
“Uma comunicação clara e eficaz é fundamental para diferenciar a sua marca dos concorrentes, uma mensagem clara e objetiva é mais eficaz do que uma mensagem confusa ou genérica. É importante comunicar de forma clara e direta o valor da sua marca para o público”, prossegue.
Inovação
“Inovação pode ocorrer tanto em produtos, serviços, atendimento ao cliente, entre outros aspectos. Por mais que já tenha construído um bom diferencial e uma forte relação com os clientes, é fundamental investir em novidades pois ajudam na manutenção dos resultados a longo prazo. Conquistar é relativamente fácil em comparação com manter”, diz Jennifer.
Com a avalanche de novos negócios a surgir e o momento delicado que muitas empresas estão a enfrentar, destacar-se e tornar-se referência no seu mercado de atuação é essencial para o sucesso da sua marca.
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