Podemos comer chocolate quando tem manchas brancas?
O aparecimento destas manchas brancas acontece devido a dois fenómenos: o sugar bloom e o fat bloom.
Imagine que está prestes a comer um chocolate que ganhou no Natal do ano passado, na Páscoa ou até no Dia dos Namorados, mas quando abre o pacote ele está coberto de manchas brancas. Será que o chocolate está próprio para consumo? Temos a resposta.
Pode ficar tranquilo: é, efetivamente, seguro comer o chocolate assim. O aparecimento destas manchas brancas acontece devido a dois fenómenos: o sugar bloom e o fat bloom. Mas o que são eles?
Sugar bloom
Este fenómeno aconteceu quando a humidade da superfície do chocolate dissolve o açúcar que está presente na sua composição. Depois de a água secar através da evaporação, os cristais do açúcar depositam-se na superfície do chocolate dando origem a essas manchas brancas.
O termo sugar bloom (em português, floração do açúcar), advém do facto de o ingrediente “florescer” para a superfície do doce alterando a sua aparência.
Fat bloom
Já no caso do fat bloom, é a gordura que floresce. Isto acontece quando a manteiga de cacau, que é a gordura do chocolate, se torna líquida e migra para a superfície do doce. Este fenómeno acontece devido às variações da temperatura de armazenamento ou por ser “temperado” de forma inadequada.
Para ler depois
Baixa libido masculina pode estar associada à morte precoce
Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Yamagata, no Japão, encontrou relação entre a longevidade e o interesse sexual (…continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram