Beber um copo de vinho por dia afinal não faz nada bem

Afinal, um novo estudo vem agora dizer que não está provado que o consumo de álcool, mesmo que em pequenas quantidades, não seja prejudicial

Beber um copo de vinho por dia afinal não faz nada bem

O estudo foi publicado na revista científica “The Lancet” a 23 de agosto e levado a cabo pela Global Burden of Disease, um programa contínuo da Universidade de Washington que conclui dados sobre as mortes e doenças.

Partilhar aqueles estudos em como ‘beber um copo de vinho por dia é o mesmo que ir ao ginásio’ já não vai pegar. Segundo esta investigação, não existem provas científicas de que o álcool faça bem.

O estudo envolveu 195 países e 500 investigadores, e conclui que o melhor mesmo é não beber. A investigação juntou estudos realizados sobre o tema entre 1990 e 2016 e afinal, não há nenhuma bebida alcoólica que não faça mal.

«Há a convicção de que uma ou duas bebidas por dia podem ser benéficas, mas este estudo vem quebrá-la.», diz Emmanuela Gakidou, uma das investigadoras.

LEIA MAIS: Beber vinho branco pode estar a arruinar a sua pele

Segundo este mesmo estudo, Portugal é o segundo país onde se consome mais álcool. Cerca de seis bebidas diárias, se estivermos a considerar homens.

914 em 100 mil pessoas vão desenvolver problemas como cancro ou diabetes , independentemente de beberem álcool ou não. Mas ao beber uma bebida por dia, mais quatro pessoas terão estes problemas de saúde.

Já em 2014 um estudo tinha concluído uma tese parecida. Foi levado a cabo na vila italiana de Chianti, que dá nome a um dos vinhos mais famosos do mundo. Depois de analisarem a saúde de 800 habitantes de Chianti, especialistas concluíram não haver provas de que o álcool faça bem à saúde.

Impala Instagram


RELACIONADOS