Dia Internacional do Obrigado | Agradecer faz bem à saúde
Investigadores da Universidade da Califórnia também descobriram que, além de melhorar o sono, o nível de gratidão melhora o humor.
O Dia Internacional do Obrigado assinala-se todos os anos a 11 de janeiro. Dizer «Obrigado» faz bem à saúde. É o que dizem vários estudos científicos, que revelam que as pessoas gratas são mais felizes.
LEIA DEPOIS
«As pessoas gratas têm menos propensão a sentir inveja»
A gratidão reflete-se positivamente na saúde física, emocional e espiritual. «As pessoas agradecidas tendem a estar satisfeitas com o que têm e, portanto, são menos suscetíveis a emoções como deceção, arrependimento e frustração», assegura o filósofo Robert C. Roberts, da Universidade Baylor. «As pessoas gratas têm menos propensão a sentir inveja, tédio, ressentimento, arrependimento e outros estados que geram stress.» Como resultado, o sono passa a ser mais tranquilo.
Gratidão melhora o humor
Investigadores da Universidade da Califórnia também descobriram que, além de melhorar o sono, o nível de gratidão melhora o humor. Por isso, agradeça muitas vezes, para ser mais feliz. Diga «obrigado» à família, aos amigos, às pessoas de quem gosta, a quem lhe faz bem, àquela pessoa que lhe cedeu passagem no trânsito ou lhe abriu a porta.
Experimente fazer o exercício de escrever numa folha de papel alguns motivos pelos quais se deve sentir agradecida. Os entendidos em matéria de comportamento humano dizem que, ao fazer isto todos os dias, vai sentir-se melhor consigo mesma, mais feliz.
Já a nível científico, é isto que acontece: vai ativar o sistema de recompensa do cérebro através da libertação de Dopamina, aumentando a sensação de prazer, e, por outro lado, estimula o hipotálamo a produzir e libertar Oxitocina, a chamada «hormona do amor»
O resultado desse exercício traduz-se na redução do nível de ansiedade, medos e angústias, ao mesmo tempo que estimula a tranquilidade e o afeto. E há quem diga que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida e têm mais vitalidade.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram