Estas são as horas a que deve comer todas as refeições se quer emagrecer
Se quer emagrecer, além de uma alimentação saudável é importante que as horas das suas refeições batam certo com o relógio biológico.
Será que existe uma relação entre a hora a que comemos e o aumento do peso? A ciência defende que sim. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, realça que não basta ter uma alimentação saudável. É importante que todas as refeições batam certo com o nosso relógio biológico. Até porque, quando isso não acontece, os níveis de açúcar no sangue podem subir mais 18% do que o normal. O que não ajuda quem quer emagrecer. Por isso, fique a par das horas a que deve fazer todas as refeições caso deseje perder peso.
46% das mulheres dizem ser tratadas injustamente pelos colegas de trabalho por terem filhos
Estudo centrado na maternidade e trabalho revela que 46% das mulheres dizem ser tratadas injustamente pelos colegas de trabalho por terem filhos (… continue a ler aqui)
Pequeno-almoço (Das 6h às 9h45)
É considerada a refeição mais importante do dia para muitas pessoas. Um estudo revelou que 80% das pessoas que perderam 13 quilos (e não voltaram a engordar) assumem tomar o pequeno-almoço diariamente. Um outro trabalho defende que o consumo de altas quantidades de proteína entre as 6 e as 9h45 é algo que tem um risco reduzido no aumento da massa gorda.
Lanche da manhã (2 a 4 horas depois do pequeno-almoço)
É importante ter sempre em mente que o corpo demora duas a quatro horas a digerir e absorver os alimentos. A partir daqui, está em jejum. Assim, irá manter os níveis de energia. Para esta refeição é ideal que opte por alimentos saudáveis.
Almoço (antes das 15h)
Um estudo mostrou que pessoas que almoçam mais cedo têm mais sucesso na perda de peso. Um outro trabalho revelou que aqueles que almoçam depois das 15 horas perdem menos 25% de peso do que os restantes.
“Deve comer quando sentir fome, e não raiva”
Lanche da tarde (2 a 4 horas depois do almoço)
Aplica-se a mesma teoria que referimos no lanche da manhã.
Jantar (entre as 17h e 19h)
Um estudo britânico revelou que homens a quem foi pedido para parar de comer depois das 19 horas acabaram por consumir menos 244 calorias do que os que tinham liberdade para o fazer. Concluindo assim que as pessoas não comem porque jantaram, mas porque existe o hábito de comer depois dessa refeição. Um outro trabalho associou ainda um jantar cedo com uma melhor noite de sono.
Além destes horários, é importante salientar que deve optar por uma alimentação que seja rica em vegetais, frutas e alimentos ricos em nutrientes. Deve também ter em conta sinais de fome. “Deve comer quando sentir fome, e não raiva. Pare quando estiver satisfeito, mas não completamente cheio”, aconselha Jim White, da Academy of Nutrition and Dietetics.
Texto: Bruno Seruca
Siga a Impala no Instagram