Este exercício dá-lhe anos de vida

Esqueça as passadeiras! Se quer ganhar anos de vida, tem de dedicar-se a outro tipo de exercícios e quem o garante é a ciência.

Este exercício dá-lhe anos de vida

Quem não frequenta ginásios associa a prática desportiva ao cansaço que se sente depois de mais um treino. Já aqueles que gostam de praticar desporto, costumam enaltecer a energia com que saem do ginásio depois de mais um treino. Mas aqueles que gostam de treinar podem estar a ignorar o exercício que lhes dará, segundo a ciência, mais anos de vida. E pode ficar descansado que não lhe vamos falar de aulas com um elevado grau de complexidade.

Quais os países onde ir ao ginásio é mais (im)popular
As restrições impostas pela pandemia de covid-19 afetaram de forma extremamente feroz a indústria do fitness, mas ainda hã países onde ir ao ginásio é indispensável (… continue a ler aqui)

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade do Michigan, nos Estados Unidos da América, ter músculos fortes é algo que está relacionado com os anos que vivemos. E a força das mãos é mesmo o mais importante. Segundo os investigadores, a força das mãos vai diminuindo com o passar dos anos. Mas é esta força de mãos que acaba por ser determinante para que possamos viver de forma independente à medida que envelhecemos. Quer seja para nos vestirmos ou para preparar um chá.

A força das mãos é fundamental para uma vida independente à medida que envelhecemos

Testar a força de mãos não é algo que seja feito com frequência, apesar de ser um exame bastante fácil de realizar. “Manter a força muscular ao longo da vida, especialmente quando somos mais velhos, é extremamente importante para a longevidade e o envelhecimento de forma independente”, explica Kate Duchowny, autora do estudo

Por isso, se quer ganhar anos de vida, é muito simples! Só tem de treinar com pesos, algo que até pode fazer em casa. Não ignore exercícios como deadlift, com barra, outros para bíceps e até lunges laterais com halteres. Faça também exercícios com dumbbells. “Levantar pesos fortalece a densidade dos ossos ao longo do tempo, diminuindo a probabilidade de sofrermos ruturas ou fraturas à medida que envelhecemos. Aumenta nossa muscular, que tende a diminuir com a idade, e os benefícios vão muito além de ganhar massa muscular magra, pois é algo que permite proteger as articulações, mantendo uma melhor mobilidade, flexibilidade e equilíbrio nas rotinas diárias”, refere Annabelle Breakenridge, especialista em atividade desportiva, em declarações à Hello Magazine.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Andrea Piacquadio/Pexels

Impala Instagram


RELACIONADOS