A introdução gradual do glúten na alimentação do bebé

Saiba como e por que deve introduzir glúten na alimentação do seu bebé. Conheça este “manual” para construir as bases para a saúde futura do seu filho.

Os primeiros mil dias de vida do bebé

Os primeiros mil dias são justamente os primeiros três anos de vida do bebé, desde o momento de conceção até aos 2 anos de idade.

Este período abrange várias etapas da mãe e do próprio bebé, desde a gravidez, do aleitamento materno até à diversificação alimentar. Durante estas etapas o bebé cresce, desenvolve-se e adquire hábitos alimentares que irão perdurar ao longo da sua vida adulta.

Introdução gradual do glúten na alimentação do bebé

Composto por proteínas, como a gliadina e a glutenina – presentes em cereais como centeio, cevada e trigo -, o glúten é bastante energético, pelo que não deve ser anulado da alimentação do seu filho.

Contudo, o consumo excessivo de alimentos que tenham na sua composição esta proteína pode levar, desde a fase infantil, a aumento de peso, obesidade ou, até mesmo, a doenças cardiovasculares crónicas.

Na etapa da diversificação alimentar, a introdução do glúten é uma das questões mais habituais para as mamãs, O que é? Quando o posso introduzir? Como? Porquê?

O glúten é uma proteína naturalmente presente em alguns cereais e tem um papel importante no armazenamento de nutrientes necessários para os grãos de cereais. Os especialistas sugerem atualmente que a introdução desta proteína pode ser feita entre o 4º e o 12º mês, sendo consensual que o melhor momento para introduzir o glúten na alimentação do seu bebé será poucas semanas depois da introdução dos sólidos, por volta dos 6 meses, e recomendam que a introdução seja feita de forma gradual. A introdução gradual pode ser entendida, por exemplo como uma mistura parcial entre uma papa sem glúten e uma papa com glúten.

Não é recomendada uma alimentação exclusiva sem glúten exceto por conselho do profissional de saúde, em condições de saúde relacionadas com a sua restrição, como a doença celíaca, a alergia ao trigo, entre outras.

Conhecer o glúten precocemente é a melhor forma de garantir a sua tolerância a longo prazo. Garantindo assim, que os bebés e o glúten fiquem amigos para a vida!

Para mais questões relacionadas com a introdução gradual do glúten, consulte o profissional de saúde do seu bebé.

Marisa Simões | Conteúdos WIN

Veja mais aqui! www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS