A história dos emojis – com quantos começámos e quantos existem hoje

Começámos com dezenas e vamos em milhares, muitos milhares de emojis. Eis uma pequena história dos bonequinhos que transmitem emoções e estados de espírito.

A história dos emojis – com quantos começámos e quantos existem hoje

Os emojis tornaram-se num reforço da comunicação eletrónica desde o início, na década de 1990, e pessoas de todas as idades e em todos os continentes adoram usá-los. Enquanto o seu número continua a crescer a cada ano, devido a novos lançamentos do Unicode Consortium, os pictogramas estão cada vez mais a competir pela atenção dos utilizadores, já que outras formas de comunicação visual – gifs, stickers e avatares – estão a viver o apogeu.

Quanto emojis existem e quantos vão chegar em 2025

Com miríades de emojis lançados nos anos anteriores, os novos lotes ficaram menores. Uma atualização recentemente sugeria que o número de emojis aumentaria para quase 3.800 no próximo ano, com apenas oito novos pictogramas – o menor lançamento em mais de dez anos. Enquanto 2022 viu o lançamento de 112 novos emojis, o número foi de apenas de 31 em 2023, tendo aumentado de novo para 118 em 2024, devido aos emojis que permitem que os utilizadores escolhessem diferentes cores de pele ou géneros (contados individualmente), aumentando o tamanho dos lançamentos. O número de emojis não personalizáveis, no entanto, diminuiu a cada lançamento.

Os novos ícones de 2025 incluirão a beterraba, a pá e a bandeira de Sark, na Ilha do Canal da Mancha Britânica – revelando como os criadores estão aparentemente a ficar sem ideias (apesar de aceitarem submissões do público). O Unicode Consortium recomendou os emojis para lançamento, mas a decisão final continua pendente.

Os emojis que aparecem nos telefones e nas redes social não são arbitrários, mas têm sido coordenados pelo Unicode Consortium desde 1995, quando os primeiros 76 pictogramas foram adaptados pela organização sem fins lucrativos dos EUA. O Consortium supervisiona o inventário de caracteres do processamento de texto eletrónico desde 1991 e define um padrão para símbolos, caracteres em diferentes scripts e – por último, mas não menos importante – emojis, codificados uniformemente em diferentes plataformas, embora os estilos de ilustração possam variar entre os provedores.

Primeiras opções de casais interraciais surgem depois das não binárias

Apesar das primeiras listagens Unicode serem anteriores, um conjunto de 176 pictogramas simples inventados em 1999 pelo designer de interface Shigetaka Kurita para uma operadora de telefonia japonesa é considerado o precursor dos emojis modernos. O conceito ganhou popularidade no Japão e, em 2010, a Unicode lançou mais de mil, para acompanhar a tendência crescente – o resto é história…

Diferentes cores de pele estão disponíveis desde 2015. As primeiras bandeiras regionais chegaram em 2017. Os primeiros casais do mesmo sexo estão disponíveis desde o lançamento do grande emoji de 2010, mas em 2015 foram adicionadas novas versões. O lançamento de 2017 também incluiu o as primeiras opções não binárias, enquanto os casais interraciais surgiram em 2019.

Infographic: In 2025, Global Emoji Count Could Grow to 3,790 | Statista You Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS