Histórico de compras na farmácia pode ajudar a prever cancro do ovário
Este estudo foi publicado na revista científica MIR Public Health and Surveillance.
Cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, descobriram que o histórico de compras feitas na farmácia por mulheres pode ajudar a prever o diagnóstico de cancro do ovário. De acordo com os cientistas, nos meses anteriores ao diagnóstico da doença, as mulheres compraram analgésicos e remédios para indigestão com muita frequência. Este estudo foi publicado na revista científica MIR Public Health and Surveillance.
O cancro do ovário costuma ser diagnosticado só em estado avançado uma vez que os principais sintomas são inchaço do estômago, indigestão, dor abdominal ou pélvica e vontade de urinar com frequência.
Mulheres tentam tratar sintomas em casa antes de perceberem gravidade
Os cientistas usaram dados de um programa para analisar as compras de 283 clientes mulheres em duas redes de farmácia durante seis anos. Notaram um aumento na compra de medicamentos para dor e indigestão em mulheres que foram depois diagnosticadas com cancro do ovário.
“Isto indica que muito antes das mulheres reconhecerem os seus sintomas, elas tentam tratá-los em casa”, afirmou, em entrevista à BBC, o principal autor do estudo James Flanagan.
Os estudiosos esperam que outas pesquisas consigam confirmar esta descoberta e pretendem continuar o levantamento do histórico de compras para perceberem se este pode indicar outros tipos de cancro, tais como do estômago, fígado ou da bexiga.
Para ler depois
Como me posso organizar financeiramente para conseguir viver sozinho
Sair da casa dos pais e tornar-se independente é algo que está nos planos de muitos jovens adultos atualmente. Entre os pontos positivos da vida adulta, estão a liberdade e a independência (…continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram