Mirtilos: 10 motivos para começar a comer já hoje
Mirtilos são ricos em antioxidantes, vitaminas, fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar saúde cardiovascular, proteger fígado, controlar diabetes e melhorar memória.
Vaccinium myrtillus como nome cientifico, mirtilos para simplicar. Traz muitos benefícios para a saúde. Possui poucas calorias, rico em água e nutrientes, ideal a ser incluído nas dietas para emagrecer. Ótima antes ou após a atividade física intensa, ajuda na diminuição da fadiga e recuperação muscular.
Leia depois
Receita de Catarina Gouveia: brigadeiros de cacau saudáveis com dois ingredientes
Espreite aqui como prepará-los, passo a passo (… continue a ler a aqui)
Mirtilos fortalecem sistema imunitário
Considerado super alimento, mirtilos são ricos em antioxidantes e fitoflavinóides – uma das frutas com maior quantidade de antioxidantes -, protegem células contra danos de radicais livres. Ricos em vitamina K, vitamina C, fibras. Conheça dez fantásticos benefícios.
1. Reduz colesterol
Mirtilos são ricos em compostos antioxidantes, como polifenóis, fibras, que ajudam a reduzir níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, reduzindo risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e enfarte do miocárdio.
2. Regula pressão arterial
Contém quantidades consideráveis de antocianinas, fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-hipertensivas, que melhoram função das células endoteliais, responsáveis por proteger superfície interna dos vasos sanguíneos, ajudando regulação do fluxo sanguíneo, controle pressão arterial, prevenção hipertensão.
3. Previne Cancro
O mirtilo é rico em compostos fenólicos, potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas. Atuam diminuindo stress oxidativo do organismo, evitando proliferação das células cancerígenas. Pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de cancro: cólon, próstata, mama ou colo uterino.
4. Melhora capacidade cognitiva
Possuem antocianinas, compostos vegetais com ação anti-inflamatória capaz de melhorar função cognitiva, aumentando capacidade da memória, atrasando envelhecimento mental, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer.
Mirtilos podem ajudar a prevenir o aparecimento de vários cancros
5. Controla diabetes
Com compostos bioativos, propriedades antidiabéticas que ajudam a diminuir os níveis de glicose no organismo, está recomendada no controle e prevenção da diabetes do tipo 2.
6. Previne infeções urinárias
Possuem propriedades antibacterianas que ajudam prevenção de infeções urinárias causadas pela bactéria Escherichia coli, por conter compostos conhecidos como protoantocianinas. Rica em vitamina C ajuda a inibir o crescimento bacteriano no sistema urinário.
7. Ajuda no emagrecimento
Baixo em calorias, rico em água, fibras, atuam aumentando a saciedade, diminuindo consumo de calorias e vontade de consumir alimentos doces. Mirtilos ajudam à sensibilidade da insulina, diminuindo acumulação de gorduras no organismo.
8. Melhora funcionamento intestinal
Estimula crescimento de bactérias intestinais benéficas à saúde, como lactobacillus e bifidobacterias. Ajudam a melhorar sistema imunológico e regular funcionamento do intestino.
9. Protege fígado
Diminuem acumulação de gordura no fígado, redução dos níveis de inflamação das células hepáticas provocadas por lesões agudas como a fibrose hepática, podendo aumentar risco de cirrose ou cancro no fígado.
10. Ajuda na recuperação muscular
Após prática de atividade física ajudar à diminuição da fadiga muscular e recuperação muscular. Possui propriedades anti-inflamatórias atuando nos tecidos musculares.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram