ALERTA | Não aqueça estes alimentos no microondas
O microondas é um dos elementos principais na cozinha. O uso frequente deste eletrodoméstico requer um maior conhecimento sobre os perigos que pode representar. Conheça os alimentos que não deve aquecer.
O microondas utiliza energia eletromagnética, semelhante às ondas de rádio. O uso frequente deste eletrodoméstico requer, assim, um conhecimento maior sobre os perigos que pode representar.
Vários estudos afirmam que as emissões do microondas podem afetar o sangue e o coração, e podem estar associadas ao desenvolvimento de certos tipos de cancro.
LEIA MAIS: Deco alerta para a existência de dois microondas perigosos à venda em Portugal
Ao longo do tempo, este utensílio de cozinha tem sido alvo de várias modificações de forma a que os fabricantes possam certificar a sua segurança.
Ainda assim, conheça quatro alimentos que nunca deve aquecer neste eletrodoméstico.
1 – Leite Materno
Ao aquecer leite materno no microondas está a destruir as substâncias benéficas que o compõe. Segundo uma pesquisa científica publicada no periódico científico ‘Pediatras’, o leite aquecido também propicia o crescimento de bactérias E-coli, organismos prejudiciais para os seres humanos e ainda mais para os bebés.
2 – Brócolos
Os brócolos são um vegetal muito saudável, mas que, aquecidos no microondas, podem perder até 97% dos antioxidantes benéficos presentes na sua composição. Todas as formas de cozinhar os alimentos anulam sempre parte da eficácia dos nutrientes, mas, neste caso, o microondas é exemplo dessa grande deterioração.
3 – Carne para descongelar
Se aquecida mais de seis minutos no microondas, a carne perde metade do seu teor de vitamina B-12. Descongelar carne e deixá-la neste eletrodoméstico pode constituir um risco para a saúde, uma vez que propencia a criação de bactérias.
O melhor é descongelar a carne durante a noite no frigorífico coberta com papel filme.
4 – Fruta congelada
O descongelamento de fruta neste equipamento converte o glicosídeo benéfico e outros tipos de açúcar presentes no fruto em substâncias cancerígenas. Além disso, a fruta tende a encolher, enrugar e a perder textura.
O ideal é descongelar no frigorífico ou simplesmente à temperatura ambiente, cobrindo os alimentos com papel filme para proteger das bactérias.
LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram