Como a neurociência pode ajudar no sucesso dos empreendedores
Neurocientista português com um dos maiores QI do mundo, Fabiano de Abreu acaba de lançar um livro que explica como compreender o cérebro ajuda os empreendedores a obterem melhores resultados.
A vida dos empreendedores “não é tarefa fácil”. São necessárias diversas habilidades, como resiliência, tomada de decisões e planeamento. O que, apesar de importante, nem sempre é seguido por todos”, diz-nos Fabiano de Abreu, sobre o propósito do seu livro Neurobusiness, acabado de lançar.
“A compreensão do funcionamento do cérebro é fundamental. Pois, assim, o empreendedor consegue entender e direcionar os processos que culminarão em melhores resultados para o negócio. Esta técnica é conhecida como neurobusiness”, explica.
Neurobusiness – uma espécie de manual para empreendedores
O neurobusiness é uma das vertentes da neurociência comportamental voltada para a compreensão dos processos que ocorrem no cérebro do empreendedor para auxiliá-lo a “tomar decisões mais assertivas e obter melhores resultados para a empresa”. O neurobusiness contempla “diversas áreas dos estudos sobre o cérebro no contexto dos negócios”. Entre elas, “neuroeconomia, neuromarketing e nerogestion, para potenciar o desempenho dos empreendedores”.
Como o neurobusiness pode ajudar a aumentar meus resultados?
A pensar nisto, o Pós PhD em neurociências, indicado membro da Sigma Xi, um dos maiores QI do mundo, com 188 pontos, e membro de quatro sociedades de alto QI, Fabiano de Abreu Agrela escreveu Neurobusiness. “Cada vez mais têm sido cobradas novas habilidades aos empreendedores para fazerem as suas empresas crescer perante as novas mudanças no mundo. Para isso, o neurobusiness é uma poderosa ferramenta que pode ser o grande diferencial nos resultados de um negócio”, explica.
“Durante a crise financeira de 2008, muitas empresas de informática foram afetadas negativamente, o que resultou no encerramento de várias lojas e distribuidoras. Como proprietário de um negócio no setor, também eu senti os efeitos da crise e tive de encerrar as atividades de uma empresa que havia construído ao longo de dez anos”, relata.
“Então, decidi aventurar-me num novo setor, os serviços de assessoria. Comecei como assessor e trabalhei bastante para construir e expandir os meus negócios. Hoje, a minha empresa é uma das maiores do mundo na área da assessoria de imprensa, em mais de três países e ajudando inúmeras pessoas e empresas a alcançarem sucesso no mercado global”, afirma.
“Um dos grandes segredos para o sucesso da minha empresa – mesmo depois de ter começado do tudo do início – deve-se às estratégias de neurobusiness que utilizei e que foram confirmadas após as minhas formações, quando pude entender melhor como o cérebro ajuda um empreendedor. Então, decidi partilhar este conhecimento”, explica Fabiano de Abreu sobre o novo livro Neurobusiness, disponível no Google Livros e Amazon.
Siga a Impala no Instagram