Descubra o segredo dos 10 países mais felizes do mundo

O Relatório Mundial da Felicidade 2023 foi publicado nesta segunda-feira e há algo que se destaca nos países mais felizes do mundo.

Descubra o segredo dos 10 países mais felizes do mundo

O ranking divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, conhecido como Relatório Mundial da Felicidade 2023, enumerou os 10 países mais felizes do mundo. Neste top, há algo que se destaca: todos os países nórdicos estão presentes na lista, sendo o top-3 precisamente ocupado por três deles. Já Portugal, continua em queda. Nos últimos três anos desceu 22 posições e ocupa o 56.º posto. De acordo com o neurocientista Fabiano de Abreu, o resultado desmente a ideia de que o sol é um fator primordial para o estímulo da felicidade.

Leia depois
Neurocientista explica por que doentes em estado grave melhoram antes de morrer
É frequente ouvir-se que o paciente “até estava a melhor” ou “nos últimos dias estava a recuperar muito bem” e, pouco depois, chega a trágica notícia. Mas há uma explicação para esta súbita melhoria. (… continue a ler aqui)

O papel do sol na felicidade

“Um lugar quente o ano todo não traz o mesmo efeito, tudo na vida tem maior impacto quando não é constante. Neurocientificamente há diversos estudos que reforçam a importância do sol na felicidade, em especial relacionado aos neurotransmissores, mas também existem diversos fatores que podem influenciar a sensação de felicidade. A prova é que todos os países nórdicos têm clima frio e ainda assim figuram no ranking de países mais felizes”. “Capacidade de reflexão, conhecimento, segurança, renda, expectativa de vida saudável, entre outros, também exercem uma forte influência sobre a felicidade, os fatores que aguçam as necessidades primárias, ou seja, os instintos”.

Além disso, explica o especialista, grande parte dos países presentes na lista dos mais felizes do mundo também constam no ranking dos mais inteligentes. Tal revela uma ligação entre o QI e a felicidade. “É uma realidade científica. A felicidade tem relação com a inteligência, mas tão importante quanto isso, podemos analisar no caso dos países nórdicos. Eles encontraram um equilíbrio importante, eram um povo bárbaro, amplamente envolvido em guerras, mas que aprenderam muito com o passado”. “Grande parte desses países possui clima frio e há uma forte relação entre frio e desenvolvimento na formação dessas sociedades. As pessoas em climas mais frios precisavam de níveis muito mais altos de planeamento e cooperação ou teriam perecido no inverno. A dificuldade obriga ao desenvolvimento da inteligência”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS