Pomodoro: a técnica italiana de gestão de tempo e ansiedade
Não consegue manter-se numa tarefa por mais de cinco minutos? Experimente a técnica Pomodoro e diminua os seus níveis de ansiedade
Foi numa tarde chuvosa de 1987, na tentativa de regrar o seu estudo para um exame universitário que Francesco Cirillo pegou num alarme de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano) e dividiu o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos entre si. Primeiro fê-lo em dois minutos. E concentrou-se. E fez mais, em menos tempo. Depois disso passaria anos a aprofundar as características desta técnica que lhe permitiu aprovar em exame de sociologia sem stresses ou ansiedades.
O tempo será talvez uma das coisas mais preciosas que temos. Desperdiçá-lo com scrolls no Instagram e coisas que nos afastam dos nossos objetivos desencadeiam stress e ansiedade. Mas a Técnica Pomodoro foi criada com o objetivo de usar o tempo como um aliado, progredindo na tarefa a que nos propusemos terminar.
“Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. A ansiedade desencadeada pelas horas a passar, particularmente quando há prazos, leva a um comportamento de trabalho e/ou estudo ineficaz, o que, por sua vez, suscita a tendência para a procrastinação. A Técnica Pomodoro foi criada com o objetivo de usarmos o tempo como um aliado valioso para fazermos o que queremos, da maneira que desejamos, e para termos o poder de progredir cada vez mais no nosso trabalho ou estudo”, afirma o autor.
Mas, exactamente, o que promete a Técnica Pomodoro?
-Aliviar a ansiedade;
- – Melhorar o foco e a concentração;
- – Aumentar a consciencialização sobre as decisões;
- – Estimular a motivação e mantê-la constante;
- -Reforçar a determinação;
- -Melhorar o trabalho ou o processo de estudo;
- -Fortalecer a determinação.
Como utilizar a técnica Pomodoro passo-a-passo:
-Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
-Ajustar o cronómetro para o tempo desejado (geralmente são 25 minutos);
-Escolher a tarefa inicial;
-Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distracção importante surgir, anote-a e volte a focar-se na tarefa;
-Quando o alarme tocar, marcar um “x” na lista de tarefas;
-Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
-Se houver quatro pomodoros marcados, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos), volte ao zero nas de marcações e volte ao passo 1.
E lembre-se, isto é um processo. O próximo Pomodoro correrá melhor.
Nesta edição o autor inclui material exclusivo sobre como trabalhar em equipa, reforçando as valências que este método de gestão de tempo implementa no trabalho conjunto – adotado já em inúmeros países por especialistas em produtividade.
Texto: Marta Amorim
LEIA MAIS
A foto de Princesa Diana que deixou o príncipe Carlos furioso
Siga a Impala no Instagram