Fique a saber quantos passos deve dar por dia e não são os famosos 10 mil
Ideia dos 10 mil passos diários não passa de um mito que teve origem num anúncio de uma marca japonesa que queria vender podómetros.
Já todos ouviram dizer que devemos dar 10 mil passos por dia. E para começar, dizemos que esta ideia surgiu durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964 na sequência de uma publicidade da marca japonesa Yamasa. Que simplesmente queria vender podómetros. Ainda assim, este número não passa de um mito.
Leia ainda
É por isto que perde mais de 500 horas de sono por ano
Quem o defende é I-Min Lee, professora de Medicina na Universidade de Harvard, situada nos Estados Unidos da América. Além de ter feito a descoberta em relação à origem da ideia dos 10 mil passos diários, a especialista realizou uma experiência com 16.741 participantes. Este estudo levou à conclusão de que 7.500 passos diários são suficientes para reduzir a mortalidade em 41%. Um outro trabalho, realizado em 2019, salienta melhorias cardiovasculares a partir dos 5.000 passos diários.
Organização Mundial de Saúde fala em minutos
Se não é dado a passos e prefere que a contagem seja feita em minutos, pode sempre seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde. Que recomenda 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada. Ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica intensa.
Texto: Bruno Seruca;
Fotos: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram