Fique a saber se vão faltar ovos em Portugal

Muitas pessoas já se depararam com prateleiras de ovos vazias em diversas lojas. Será que vão faltar ovos em Portugal? Fique a saber o que se está a passar.

Fique a saber se vão faltar ovos em Portugal

Muitas são as pessoas que se queixam de já se terem deparado com as prateleiras de ovos vazias nas mais diversas lojas que frequentam. Este é um cenário já visto em Portugal, mas também em outros países europeus, como é o caso de Inglaterra. Sendo que na Nova Zelândia e nos Estados Unidos da América também existem relatos do mesmo problema. O que leva à seguinte questão: vão faltar ovos em Portugal e no mundo?

Leia depois
Fique a saber por que nunca deverá guardar ovos no frigorífico
Se tem o hábito de armazenar os ovos na porta do frigorífico fique a saber o motivo pelo qual é melhor deixar de o fazer (… continue a ler aqui)

Até ao momento existem diversas explicações para a escassez de ovos. No caso dos Estados Unidos da América é apontado um surto de Gripe das Aves como o principal motivo para que faltem ovos em diversos locais do país. Já na Nova Zelândia há outro motivo. É que uma lei, que teve início em 2012, tem por finalidade acabar gradualmente com a criação de aves poedeiras em gaiolas. Este processo tinha como data limite o primeiro dia de 2023 e estas mudanças elevaram bastante os custos de produção. Sendo que a oferta não acompanhou o que está a acontecer. Depois, há o caso de Portugal e da Europa. Além da gripe aviaria, existem custos muito elevados dos grãos e de energia elétrica. Duas das consequências da guerra da Ucrânia.

Contrabando de ovos

Este cenário leva a que existam já casos de contrabando de ovos nos Estados Unidos da América. Cenário relatado nas redes sociais por Jennifer De La O, diretora de Operações de Campo de Alfândega e Proteção de Fronteiras em San Diego. “Recentemente notou-se um aumento no número de ovos intercetados nos nossos pontos de entrada. Recordamos que é proibida a entrada de ovos crus do México nos EUA. A não declaração de produtos agrícolas pode resultar em multas até 9 mil euros”, pode ler-se.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS