Seat Leon a gás natural comprimido recebe novo motor 1.5 TGI Evo
A SEAT melhorou as qualidades das versões do Leon alimentadas por gás natural comprimido com a adoção de um novo motor 1.5 TGI e o aumento da autonomia quando alimentado exclusivamente por Gás Natural Comprimido (GNC) graças à integração de três depósitos de gás.
O novo Seat Leon TGI Evo – fabricado na unidade da Seat em Martorell – dá continuidade ao TGI e ao ST TGI, mas com melhor tecnologia, tornando-o ainda mais relevante na oferta de veículos alimentados por GNC, Gás Natural Comprimido. A Seat é uma referência na oferta GNC, com versões a gás natural comprimido nos modelos Ibiza, Mii, no recente modelo Arona e, agora, também com o Leon TGI Evo e o Leon ST TGI Evo. O moderno motor de quatro cilindros 1.5 sobrealimentado do Leon TGI Evo (baseado no bloco TSI com capacidade idêntica) recebeu um sofisticado sistema start-stop, a mais recente evolução em turbocompressores com uma turbina de geometria variável e o ciclo de combustão Miller para uma maximização da eficiência e de performance.
Componentes do motor do Seat Leon cumprem exigências do GNC
Os componentes internos do motor foram redesenhados e desenvolvidos de acordo com as exigências da utilização do GNC, recebendo novos pistons em cromoníquel com segmentos modificados para a utilização de gás, bem como o reforço das sedes de válvulas para melhor resistência ao desgaste, tendo as válvulas sido elevadas para uma melhor circulação do gás no interior da câmara de combustão. O Leon TGI Evo debita 130 CV de potência às 5,000rpm – mais 20CV face ao motor 1.4 precedente – e 200 Nm de binário entre as 1,400rpm e as 4,000rpm, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou à unidade de dupla embraiagem com sete velocidades.
Gama Seat GNC recorre à gasolina como combustível alternativo
Como os outros modelos da gama Seat GNC, o Leon TGI Evo apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de GNC ficam vazios, embora agora seja ainda maior a capacidade de abastecimento de GNC uma vez que o Seat Leon TGI Evo recorre a três depósitos – dois dos quais fabricados com a leve e sofisticada tecnologia de fibra de carbono. O Seat Leon TGI Evo tem uma capacidade de armazenamento de 17.7kg de GNC, garantindo-lhe um alcance de 500km neste modo de alimentação e, graças à passagem automática para gasolina, consegue estender o alcance nuns adicionais 150 km. O Leon TGI Evo é, portanto, mais limpo e tem uma ainda melhor relação custo/benefício, graças à mais elevada eficiência do GNC em relação a outros combustíveis: a energia gerada por 1kg de GNC é equivalente à de 2 litros de GPL, de 1.3 litros de Diesel ou de 1.5 litros de gasolina.
Motores a GNC poupam combustível e têm tempo de reabastecimento comparável ao dos a gasolina ou a Diesel
A Seat está empenhada na tecnologia de GNC por recorrer a sistemas já existentes e ao alcance de um leque alargado de potenciais clientes. A Seat é a marca europeia com a maior gama de veículos a GNC, vendendo estas versões em vários países como Espanha, Alemanha e Itália, reduzindo assim as emissões de CO2 e de NOx, permitindo a poupança no gasto de combustível e com um padrão e tempo de reabastecimento comparável ao dos automóveis a gasolina ou Diesel. O Leon TGI Evo, que fica disponível pela primeira vez com os níveis de equipamento FR e Xcellence – em acréscimo ao nível Style –, alarga a gama disponível de modelos Seat GNC com mais modelos que não só reduzem as emissões, o impacto ambiental e os custos de utilização, como combinam tecnologia sofisticada, facilidade de utilização e emoção estética.
LEIA MAIS
Seat apresenta o seu potencial rumo a uma mobilidade mais eficiente
Siga a Impala no Instagram