Segredo para chegar aos 100 anos está em… adoecer
Estudo recente revela que segredo da longevidade pode passar por adoecer. Mas não é só.
Ainda que pareça pouco lógico, uma investigação recente chegou à conclusão que um dos segredos para a longevidade das pessoas que chegaram (e ultrapassaram) os 100 anos é terem estado doentes ao longo da vida. Um estudo publicado na revista científica The Lancet dá conta que os centenários desenvolveram “anticorpos de elite” contra doenças virais e bacterianas exatamente por terem estado expostos a doenças e terem conseguido superá-las. Por razões óbvias, o estudo contou apenas com sete voluntários. A média de idade foi de 106 anos, com o mais velho a ter 119 anos.
Leia depois
É este o número exato de horas que deve dormir
O sono é essencial para o corpo humano pois é através dele que se o organismo se regenera. (… continue a ler aqui)
Genética desempenha papel fundamental
Porém, o segredo para a longevidade não se limita a ficar doente.. Além disso, as análises de sangue dos pacientes revelaram que a genética tem um papel muito importante. Isto porque o ADN de pessoas que passam a barreira do século é diferente do da maioria da população. Exemplo disso é o da proteína S100A4, responsável por controlar o metabolismo, que não foi identificada em indivíduos mais novos.
Além desta, houve mais 24 genes que se mostraram mais ativos nos centenários do que nas restantes faixas da população. O estudo conclui que o sistema imunitário dos centenários é “altamente funcional e se adaptou com total êxito aos desafios da vida, permitindo que eles alcançassem uma longevidade excepcional”.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Foto: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram