Smartphone ou consola, onde preferem os gamers jogar?
A Sony tomou uma decisão no mínimo polémica que está a deixar em polvorosa os gamers que jogam em qualquer lado a qualquer hora através do seu smartphone.
Além de exibir novos e futuros jogos para PlayStation 5 e PlayStation VR2, a Sony também teve algumas novidades de hardware para partilhar no último PlayStation Showcase na semana passada. Confirmando os rumores de um novo dispositivo PlayStation portátil, a Sony revelou o Projeto Q, dispositivo que se parece com duas metades do controlo DualSense da PS5 coladas num iPad mini, e deixou a internet totalmente confusa. Com tudo isto, afinal, em suporte os gamers (jogadores) preferem jogar: smartphone ou consola?
Para ler depois
Sete jogos para idosos que estimulam a mente
Ao contrário de outros dispositivos de jogos portáteis, o Project Q não reproduz jogos no próprio dispositivo (como a Nintendo Switch), nem na cloud (como o Steam Deck da Valve), pode apenas ser usado para transmitir jogos de uma consola PlayStation 5 através do Remote Play da Sony. Para tornar as coisas ainda mais confusas, requer uma ligação Wi-Fi para funcionar, tornando-o menos capaz do que qualquer smartphone iOS ou Android, com possibilidade de transmitir jogos PS5 via Remote Play em redes 5G.
Além de anunciar que o dispositivo contará com “uma vibrante tela LCD de 8 polegadas com resolução de até 1080p a 60fps” e “todos os botões e recursos do controlo sem fio DualSense”, a Sony manteve bastantes coisas vagas, deixando a comunidade de gamers a questionar-se sobre o que é exatamente o Projeto Q e em que seria melhor comparativamente aos dispositivos já existentes.
Isto não quer dizer que não haja procura para dispositivos móveis de jogos. O sucesso da Nintendo Switch e a crescente popularidade dos jogos para smartphone falam por si a este respeito. Como mostra o gráfico no final do artigo, os jogadores desejam claramente jogar a qualquer hora e em qualquer lugar.
De acordo com Statista Consumer Insights, os norte-americanos, por exemplo, jogam numa miríade de dispositivos, com o sempre presente smartphone claramente eleito como o favorito. Com isto em consideração, a decisão da Sony de vincular o Projeto Q a uma ligação Wi-Fi é algo desconcertante, pois elimina instantaneamente um dos maiores benefícios dos dispositivos de jogos portáteis: jogar em qualquer lugar.
You Statista
Siga a Impala no Instagram