5 pontos essenciais se pretende mudar de área para o setor das TI

O mundo digital está aí, e a procura por profissionais de Tecnologias de Informação é enorme. Já a oferta de candidatos continua baixa, refletindo-se nas condições com boas renumerações para cargos de inicio de carreira nestas áreas.

5 pontos essenciais se pretende mudar de área para o setor das TI

Novo ano, vida nova, e emprego novo!

Se decidiu que é desta que vai mudar a sua carreira profissional, nada melhor do que apostar numa área de negócio em ascensão, como as Tecnologias de Informação, mesmo que isso implique voltar a estudar.

A formação é essencial, e existem várias opções, como por exemplo um curso de programação pós-laboral online que lhe permite adquirir conhecimentos enquanto mantém o seu emprego atual, podendo assim fazer a transição de forma gradual e sem conflitos de horários.

O mundo digital está aí, e a procura por profissionais de Tecnologias de Informação é enorme. Já a oferta de candidatos continua baixa, refletindo-se nas condições com boas renumerações para cargos de inicio de carreira nestas áreas.

Pontos essenciais para mudar de carreira para a área das TI

Para o ajudar nesta mudança, destacámos 5 pontos essenciais que necessita de saber para avançar com a verdadeira mudança de vida.

  1. Dentro das TI, qual a profissão a escolher?

São muitos os caminhos que pode seguir dentro desta área, e a melhor maneira de saber qual escolher é conhecendo bem cada um deles.

Dedique algum tempo a pesquisar as tarefas das várias funções, que tipo de formação é necessária, quais as saídas profissionais. E, no final, analise qual a função que melhor assenta os seus gostos, os seus interessantes.

Já que decidiu mudar de área, a próxima tem que lhe dar satisfação e entusiasmar em cada dia de trabalho.

  1. A importância da formação

Depois de escolher o ramo das Tecnologias de Informação no qual quer arriscar o seu futuro, é tempo de aprender.

Por mais que até tenha algumas noções da área na qual quer trabalhar é fundamental adquirir conhecimentos sólidos que lhe permitam ser um profissional de excelência.

Pesquise o que o mercado tem para lhe oferecer. Por exemplo, se os códigos de programação são a sua linguagem, e o sonho passa por criar algo de raiz, então aposte num curso de programação pós-laboral online e regime de part-time, como os que a Wild Code School oferece.

Esta escola de tecnologia líder na Europa, que oferece programas de formação no seu Bootcamp de forma presencial e híbrida, ou remota, numa abordagem pedagógica baseada em projetos reais e ensino prático, apresentou no seu relatório anual sobre “Job Placement Report 2022” que entre outras conclusões, diz-nos que 90% dos alunos formados na Wild Code School encontraram um emprego no espaço de um ano após a conclusão da sua formação.

Se quer mesmo fazer esta mudança, faça-o bem. Seja um expert na área que escolher e não apenas um curioso.

  1. Uma rede de contatos e networking que vale ouro

Uma boa rede de contatos deve ser composta por dois universos distintos, mas que estão interligados: o dos potenciais clientes e o dos futuros colegas/ concorrentes/ parceiros.

Quem já está no ativo tem, garantidamente muita informação importante para partilhar consigo. Uma coisa é a ideia que temos quando partimos para uma área nova, e outra é a realidade que podemos encontrar.

Mesmo que depois o seu percurso seja diferente de qualquer outro, a troca de ideias, de pontos de vista e de experiências traz uma enorme riqueza para o seu futuro.

Perca a vergonha e apareça. Participe em fóruns, apresentações, formações e em qualquer evento que se debruce sobre o setor das Tecnologias de Informação. Misture-se com possíveis colegas e dê-se a conhecer a potenciais clientes.

  1. Marcar e ser a diferença no mercado

O passo seguinte neste plano de mudança de área é criar a sua identidade. Chegou o momento de pensar em alguns pormenores determinantes:

– Que tipo de serviço oferecer?

– Qual a melhor abordagem?

– Quem é o público-alvo?

– A que empresas quer chegar?

– Quais as plataformas em faz sentido marcar presença?

– De forma se pode tornar numa mais-valia para os seus clientes?

– O que tem a apresentar de diferente dos seus concorrentes?

Estas são apenas algumas das questões para as quais tem que encontrar resposta, para mostrar aos potenciais clientes o porquê de o escolher a si e não outro profissional qualquer.

  1. Dar início à mudança

Já decidiu a área de atuação dentro das Tecnologias de Informação. A formação está terminada, mesmo que o tenha de ter feito no horário a seguir as suas atuais funções profissionais, como acontece a quem frequenta o curso de programação pós-laboral.

Entretanto deu-se a conhecer e escutou quem ocupa um papel relevante na área que escolheu. Já delineou o plano de negócio, definiu a sua imagem e decidiu a quem quer chegar.

O que falta?

Falta planear como se vai processar a transição entre o atual emprego e o de sonho que escolheu.

Elabore um plano consciente, realista e abrangente, no qual constarão os seus objetivos e quais os prazos para os cumprir.

Defina quando vai dar o salto e garanta que está preparado para o início de uma nova fase. Todas as mudanças levam o seu tempo até se solidificarem e apresentarem resultados, por isso é essencial que tenha isso em mente para não ser apanhado desprevenido.

O sucesso da sua carreira dentro das Tecnologias de Informação também depende deste planeamento.

Impala Instagram


RELACIONADOS