Bruce Willis diagnosticado com demência

O ator norte-americano Bruce Willis, que deixou de representar há um ano por razões de saúde, foi diagnosticado agora com demência.

Foi há um ano que Bruce Willis deixou de representar depois de a família revelar na sequência de um diagnóstico de afasia, condição que pode afetar a fala e a linguagem. Agora, a mulher do ator, de 67 anos, partilha que a estrela de Hollywood sofre também com demência frontotemporal. Esta doença, que afeta os lobos frontais e temporais do cérebro, não tem tratamento nem cura. “A partir dos primeiros sintomas, a esperança média de vida é entre sete e 13 anos”, pode ler-se num comunicado partilhado na página da Associação norte-americana para a Degeneração Frontotemporal, que também partilhou a notícia.

Leia depois
Bruce Willis altera testamento e exclui Demi Moore da herança
Bruce Willis alterou o testamento dias antes de ser diagnosticado com afasia. Ator exclui ex-mulher da herança e filhas mais velhas também são afetadas (… continue a ler aqui)

“Infelizmente, os desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que o Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, escreve Emma Heming Willis, mulher do ator, nas redes sociais. Deixando ainda um obrigado às muitas mensagens de apoio que a família tem recebido neste momento.

O que é a demência frontotemporal?

Esta condição faz parte do grupo de doenças neurodegenerativas e progressivas que atacam o cérebro. Por norma, as primeiras alterações verificam-se nas emoções e comportamento. Os pacientes ficam sem filtros e começam a comportar-se de forma inadequada. Ficam indiferentes a tudo e são incapazes de se colocar no lugar dos outros. É uma doença diferente do Alzheimer pois não tem um impacto intenso na memória. Verifica-se, acima de tudo, uma mudança no comportamento. Costuma atingir pessoas com idades entre os 45 e os 65 anos. A origem pode ser genética.

Carreira de sucesso

Bruce Willis tem 67 anos e a carreira no cinema começou nos anos 1980, discretamente e em pequenos papéis, nomeadamente no filme O Veredicto (1980), de Sidney Lumet, escreve a revista Variety. O verdadeiro arranque de carreira do ator, que nasceu na Alemanha e cresceu nos Estados Unidos, aconteceu com a série televisiva Modelo e Detetive, entre 1985 e 1989, ao lado da atriz Cybill Shepherd, e em Die Hard – Assalto ao Arranha-Céus, o primeiro de uma popular série de filmes de ação.

Bruce Willis também fez comédia, nomeadamente em Olha quem fala (1989) e A morte fica-vos tão bem (1992), sendo ainda de sublinhar a participação em A fogueira das vaidades (1990), de Brian de Palma, Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino e no qual contracena com a atriz portuguesa Maria de Medeiros, e em O sexto sentido (1999) e O protegido (2000), ambos de M. Night Shyamalan.

Texto: Bruno Seruca com Lusa

 

Impala Instagram


RELACIONADOS