Autoridade Marítima alerta para agitação marítima nos Açores

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima nos Açores a partir de hoje, recomendando à comunidade marítima e à população cuidados redobrados.

Autoridade Marítima alerta para agitação marítima nos Açores

Em comunicado, as duas entidades referem que “a previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira”.

A agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos”, alertam.

São ainda esperados “ventos provenientes do quadrante Noroeste, com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 135km/h”, lê-se no comunicado.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

As autoridades apelam a que seja reforçada a amarração e que se mantenha “uma vigilância apertada” das embarcações atracadas e fundeadas.

Apelam ainda à população para evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendida por uma onda.

Aconselham ainda para que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, já que nestas condições “o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu no domingo um aviso laranja para o grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de agitação marítima.

O IPMA colocou as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso laranja entre as 05:00 locais (06:00 em Lisboa) de terça-feira e as 23:00 locais de terça-feira (00:00 em Lisboa), por causa das previsões de “agitação marítima com ondas de oeste (W) de 7 a 8 metros”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores devido às previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, vento e agitação marítima, a partir de segunda-feira.

Já as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso amarelo, até quarta-feira, por causa da agitação marítima, com previsões de “ondas oeste (W) de 6 a 7 metros”.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

APE // JLG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS