Bacias do Algarve com menos água em julho

A quantidade de água armazenada na bacia hidrográfica do Barlavento voltou a descer para valores abaixo dos 20% no final de julho, enquanto a bacia do Arade, igualmente no Algarve, também reteve menos água.

Bacias do Algarve com menos água em julho

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), a bacia do Barlavento estava no último dia do mês passado a 19% da sua capacidade (20,8% em junho) e a do Arade a 37,8% (40,8 em junho).

Apesar da diminuição de água nestas bacias do barlavento algarvio, os armazenamentos de julho apresentam-se superiores às médias de julho (período de referência 1990/91 A 2022/23), exceto nas bacias do Lima, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade, indica o SNIRH.

Os dados mostram ainda que, no fim de julho, comparativamente com o mês anterior, verificou-se uma descida no volume em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.

Se as bacias do Barlavento e do Arade eram as que tinham menos água, as do Mondego, com 85,5%, e Guadiana, com 83,35%, eram as que retinham mais.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

O último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referente a junho, indicava que a situação de seca meteorológica tinha diminuído nesse mês, face ao anterior, apesar de ter surgido uma pequena área em seca severa na região do sotavento algarvio junto à fronteira com Espanha.

SB (DD) // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS