Cientistas usam leite materno para curar doente com covid longa
A chamada covid longa acontece quando os sintomas da doença se prolongam durante várias semanas ou até meses.
![Cientistas usam leite materno para curar doente com covid longa](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/868834/1-80-9999x9999-lt.jpg)
Investigadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, utilizaram leite materno para tratar uma mulher adulta com uma doença extremamente rara e covid longa, revela um artigo científico publicado na revista Viruses. A chamada covid longa acontece quando os sintomas da doença se prolongam durante várias semanas ou até meses. Fadiga, falta de ar, tosse, dores musculares ou perda de olfato e paladar prolongados são alguns dos sintomas mais comuns.
Leite materno de 3 em 3 horas foi a solução
A doente sofre de uma condição que enfraquece o sistema imunitário e que a impede de combater vírus e bactérias sozinha. A mulher, que estava positiva há já quatro meses, foi sujeita a tratamentos com plasma. Ainda assim, a mulher continuava a apresentar sintomas coincidentes com a covid-19, nomeadamente fraqueza muscular. No entanto, uma semana depois de começar a tomar 30 mililitros de leite materno a cada três horas (exceto à noite), testou finalmente negativo. Os cientistas optaram pela via oral para evitar que o vírus se replicasse. À agência Fapesp, Maria Marluce dos Santos Vilela, líder da investigação, explica que o organismo humano produz cinco tipos diferentes de anticorpos (IgM, IgA, IgG, IgE e IgD). Porém, pessoas com esta doença, conhecida como síndrome da imunodeficiência, apresentam pouco IgE e IgA no corpo, o que dificulta a neutralização de patógenos. De acordo com a investigadora, existem apenas 157 casos conhecidos em todo o mundo.
Covid-19 pode diminuir tamanho do pénis, diz estudo
Estudo publicado na plataforma científica MedRxiv concluiu que a covid-19 pode diminuir tamanho do pénis. Também foram relatados problemas relacionados com a menstruação. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram