Costa coloca Lisboa no «coração» do debate sobre os desafios globais
O primeiro-ministro considerou hoje que a Web Summit coloca Lisboa pelo segundo ano consecutivo no “coração” do debate sobre os grandes desafios da humanidade, num discurso em que fez rasgados elogios à crescente presença de ‘startup’ portuguesas.
![Costa coloca Lisboa no «coração» do debate sobre os desafios globais](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/123478/23224933-9999x9999-lt.jpg)
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a Web Summit coloca Lisboa pelo segundo ano consecutivo no “coração” do debate sobre os grandes desafios da humanidade, num discurso em que fez rasgados elogios à crescente presença de ‘startup’ portuguesas.
António Costa falava, em inglês, na parte final da noite da abertura da Web Summit, já após terem passado pelo palco a comissária europeia da concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestagen, e o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres.
“A Web Summit não torna Lisboa apenas a capital do empreendedorismo em inovação tecnológica. Coloca-a também no coração do debate global sobre os grandes desafios da humanidade: Esperanças, medos, alterações climáticas, inteligência artificial ou combate às desigualdades”, declarou o primeiro-ministro.
A parte em português do discurso do primeiro-ministro foi porém marcada por um grave erro cometido pela equipa de tradução para a legendagem em inglês. Quando António Costa falou no ecossistema das ‘startup’ em Portugal, nas legendas apareceu ‘ecossistema do porco’.
Na sua intervenção, que antecedeu a do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, o chefe do Governo defendeu que Lisboa é a cidade “natural” para acolher o tipo de eventos como a Web Summit, “porque foi ao longo de séculos ponto de contacto entre pessoas de diferentes culturais”.
“A nossa história, a nossa geografia e cultura fez de nós uma sociedade aberta, uma ponte entre diferentes continentes”.
Em língua portuguesa, o primeiro-ministro manifestou-se orgulhoso com “o trabalho, com a dinâmica e vibração do ecossistema das ‘statup’ nacionais”.
“A capacidade de inteligência, a criatividade e a energia têm transformado as oportunidades de ideias apreendidas. Aproveitem muito bem esta semana e as oportunidades que têm de conhecer pessoas de todo o mundo”, disse, numa mensagem aos portugueses presentes na Web Summit.
Veja mais notícias em destaque:
![Manuela Moura Guedes surpreende ao regressar à televisão em canal adversário da TVI](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/manuela-moura-guedes-surpreende-ao-regressar-a-televisao-mas-desta-vez-na-sic-300x187.jpg)
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/09/moeda_8-750x501-300x200.jpg)
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/cristina-300x187.jpg)
![Bebé resgatada no lixo está irreconhecível](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/01-2-300x200.jpg)
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/portal-1-300x175.png)
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/shutterstock_662146402_resized-840x660-c-300x236.jpg)
Siga a Impala no Instagram